Sobre a governança escolar e suas linhas de atuação

Publicado em 24 de setembro de 2014

A governança caracteriza-se por suas ações de liderança, procedimentos e regulação. Quando criada como área em uma instituição acadêmica pode demandar as funções de análise, coordenação, gerência e direção. Costumeiramente, ela está posicionada ao lado das também áreas irmãs: administração e gestão de pessoas.

Com o olhar ao viver escolar a governança visa a: cooperação, comunicação e articulação, entre linhas de atuação que contribuem aos movimentos e às mudanças institucionais; como também, pode alcançar a prestação pública de contas.

Seguem algumas dessas linhas que recebem diretrizes vindas da governança escolar:

Academia docente

Ela disponibiliza espaços à reflexão e interação para que a comunidade acadêmica desenvolva e compartilhe soluções e experiências - pedagógicas e administrativas. Essas podem ser publicadas - interna e externamente - e podem alertar às necessidades de novas competências e habilidades.

Programa de capacitação interna

A permanente evolução das práticas de ensino junto à pessoa-aluno e às tecnologias da informação e comunicação lançam um olhar permanente à: pessoa-professor e gestão escolar. Nessa direção, esse programa visa um continuum de capacitação ao viver acadêmico.

Programa de progressão profissional à área pedagógica

Os papéis pedagógicos podem tomar contato com os caminhos à progressão profissional por meio de pontuações acadêmicas e avaliações de indicadores de qualidade. Esses estão conciliados às práticas de gestão que compartilham valores como: reconhecimento, acolhimento e engajamento.

Qualidade de vida no viver escolar

A escola tem também como fim o desenvolvimento humano de todos que ali convivem. Uma conquista nesta direção pode ser vista quando um professor - mesmo que cansado - traz um sorriso no rosto com a frase: “A aula foi linda!”. Outro resultado neste sentido ocorre quando um funcionário da limpeza alcança um aluno em significação de vida e verbaliza a pergunta: “Vamos jogar juntos este papel que você jogou no pátio?”. A qualidade de vida no viver escolar promove mediações e medições tangíveis para que a pessoalidade se faça presente.

Gestão da qualidade às metodologias e processos: pedagógicos e administrativos

Recentemente, recebi - durante uma assembleia escolar - um pedido vindo de uma família: “Seria possível acompanhar 100% da vida escolar do meu filho pela Internet?”. Acredito que esta resposta precise de releituras aos processos/metodologias que algumas instituições acadêmicas mantêm. Para tanto, há boas práticas e princípios vindos da gestão da qualidade que contribuem ao atendimento das necessidades e expectativas em relação aos serviços e produtos oferecidos.

Avaliação institucional

O que e como medir? O que e como avaliar? Estas repostas devem ocorrer ao lado da sensibilidade, capacidade de entrega e priorização que a instituição de ensino possui. O reconhecimento e o feedback sobre aquilo que foi questionado: movimenta grande parte de um conjunto de ações positivas que a comunidade acadêmica pode desencadear.

Ouvidoria

Dentro do viver escolar, o ouvidor é um papel que exerce funções: pedagógicas técnicas e administrativas. Respectivamente, são exemplos das ações realizadas:

  • Atender, organizar e categorizar aquilo que vem da comunidade (ex. famílias e sociedade);
  • Conciliar e articular as comunicações/os discursos entre departamentos;
  • Analisar viabilidades, mapear e desenvolver a governança interna.

Essas linhas de atuação refletem alguns movimentos e exercícios que as instituições de ensino têm feito para renovar continuamente a prontidão ao viver acadêmico-social. A governança escolar é uma oportunidade para que elas correlacionem-se e permaneçam em desenvolvimento.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.