fbpx

Sobre a responsabilidade de ser Coach

Ser Coach necessita ver o mundo sob o ponto de vista do Coachee. É preciso buscar conhecê-lo em sua essência para ajudá-lo a resolver suas questões e a transformar determinados aspectos de sua vida, realizando uma transformação positiva, reflexiva e responsável.

Olá caro web leitor!

Com enorme satisfação iniciamos esta caminhada, espero que juntos, onde discorreremos sobre as importantes reflexões ao que o Coaching nos remete, depois de mais de 2.500 horas de atendimentos uns mais ricos, outros nem tanto, mas sempre de inclusão de experiências.

Como sabemos, somos perfeitamente imperfeitos, em busca constante pela excelência, em especial nas relações interpessoais, muitas vezes conflituosas, por vezes de confronto, mas sempre capaz de gerar experiências de crescimento e são estas vivências que pretendemos tratar nesta coluna, discutindo as competências a serem desenvolvidas para o melhor viver.

A pretensão é a de trazer elementos interessantes, tanto para Coaches, quanto para Coachees para utilizarem-se destas reflexões para suas lides diárias, enfrentando as problemáticas que se apresentam com constância.

Vamos juntos? Então participe dando contribuições através de opiniões, perguntas e quaisquer outros questionamentos. Crescer como seres humanos é da nossa obrigação. Sejamos bem-vindos!

Um forte abraço.

Ivan Quadros

Sobre a responsabilidade de ser Coach

Desde 2008, quando da minha primeira formação e inserção no mundo do Coaching, busquei, como lema, nesta nova atividade, tornar minha vida mais efetiva e gratificante, sob o ponto de vista de me proporcionar e aos Coachees uma experiência diferenciada, com atenção plena durante nossos encontros, oferecendo um verdadeiro tabuleiro composto de estratégias a serem experimentadas e escolhidas.

Na minha concepção, toda vez que se atende a um Coachee é preciso sentir aquele “friozinho na barriga”, a exemplo dos atletas/artistas quando em uma atividade de responsabilidade. A ansiedade positiva ao buscar entender o que aquele ser humano, verdadeiramente, necessita, e quais os mecanismos e/ou ferramentas para torná-lo fortalecido diante dos desafios da vida.

Neste contexto, compreendi a responsabilidade desse papel e a necessidade de preparar uma abordagem especial, exclusiva, fundamentada nas demandas de cada Coachee. Compreendi que é preciso buscar conhecer a pessoa na sua essência para ajudá-la a resolver suas questões e a transformar determinados aspectos da sua vida, realizando uma transformação positiva, reflexiva e responsável. Compreendi que ali estavam as bases e as melhores condições para um trabalho vitorioso.

Durante os momentos de interação: atenção plena, olhar focado e escuta ativa. Tudo o que a maioria das pessoas busca para a compreensão das suas problemáticas e resolução das suas questões. A demonstração de envolvimento sincero e entusiasmo contaminam os encontros e trazem credibilidade ao relacionamento. No entanto, tais fatores têm como base as experiências diversificadas de vida do Coach, sua maturidade, estudos e “senioridade” diante da complexidade e dilemas do ser humano.

Muito possivelmente, este é um dos melhores tempos para a atividade de Coaching, uma vez que estamos vivenciando um mundo e um país com enormes dificuldades econômicas, sociais e morais. De instabilidade nas relações e, mormente, nas relações interpessoais. No mundo profissional, novos paradigmas se estabelecem a cada momento, com modelos de liderança sendo constantemente questionados e renovados, tornando-se campo fértil para a atuação de Coaches.

Ser Coach necessita ver o mundo sob o ponto de vista do Coachee, em um processo empático, reconhecendo suas fragilidades e maravilhosas sensibilidades e potencialidades, validando a existência do Coaching, e suas múltiplas possibilidades de colaborar no processo de crescimento. Ser Coach representa a mudança, o esclarecimento e libertação pessoal para ambos. Ser Coach representa causar impacto positivo, preparo para o futuro a partir do próprio individuo, ausência de pré-julgamentos e a possibilidade de formação de pessoas para serem replicadoras dos bons ensinamentos e disseminadores de processos de transformação pessoal e profissional.  Ser Coach é ser deliciosamente humano!

Ivan Quadros Author
Ivan Quadros é Administrador, Coach, Consultor e Treinador de processos de liderança. É formado em Coaching/Sênior pelo ICI – Integrated Coaching Institute, Coaching de Excelência pela Academia Emocional e Coaching de Grupo pelo IBC. Com mais de 2.500 horas de atendimento em Coaching é Administrador de Empresas, formado pela Universidade Católica do Salvador e Pós-graduado em Recursos Humanos pela Universidade Federal da Bahia. Dirigente de empresas de bebidas, química fina no Polo Petroquímico de Camaçari na Bahia, Superintendente de empresas de saúde, distribuição de medicamentos e área ambiental e Diretor da Sapiens Consultoria há 20 anos, especializado em empresas familiares nas áreas de gestão, comercial, RH e reconstrução empresarial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa