Sobre criatividade (e um agradecimento pessoal)!

Publicado em 12 de setembro de 2014

Vou começar meu texto com agradecimento especial à Sociedade Brasileira de Coaching que, na newsletter de setembro, faz elogio especial a mim como autor e Coach. Nossa relação ficou fortalecida quando representei a SBC no Congresso de Coaching em Liderança e Saúde: Teoria, Prática e Resultados, em 2012, promovido pelo McLean Hospital e a Harvard Medical School, e oferecido pelo Institute of Coaching, de Boston - EUA. Naquele evento, compartilhei conclusões de uma pesquisa com especialistas do mundo todo. Infelizmente, minha agenda não permite participar da edição que acontece hoje e amanhã, mas fica minha certeza de que a Flora Victoria e o Villela da Matta darão, mais uma vez, contribuição expressiva para a comunidade internacional de Coaching.

Agora, vamos atacar de criatividade. Quem saberia responder a seguinte pergunta: Como alguns grupos conseguem alcançar um extraordinário nível de criatividade em processos de solução de problemas?

O trabalho em que vou me basear para o tema foi publicado, em 2014, em uma das mais importantes referências científicas em Administração, o Academy of Management Review. A autoria é de Sarah Harvey, da prestigiada University College London, e o título é Síntese Criativa: Explorando o processo de extraordinária criatividade em grupo. A autora parte do princípio de que há grupos de pessoas que trabalham mesmo em conjunto e apresentam ideias criativas, consistentes e diferentes do que sempre se praticou na mesma situação.

Uma das premissas dos estudiosos do tema é de que o sucesso do grupo tem grande relação com a interdisciplinaridade das pessoas. Mas para a autora, o segredo está em se buscar a “síntese criativa”, o que significa integrar as perspectivas de cada membro do grupo às dos demais membros, criando um efeito de entendimento comum e compartilhado daquilo que, originalmente, é exclusivo de cada pessoa (entendimento coletivo). Dessa forma, a síntese funciona como um mapa que orienta o desenvolvimento de ideias que são importantes para, depois, alcançar o aperfeiçoamento da síntese através de um processo em que as pessoas colaborem entre si de forma coletiva. São todos construindo os avanços necessários ao consolidar as semelhanças encontradas entre as ideias, apesar de reconhecer as diferenças que possam existir entre elas.

O processo não é fácil, pois dependerá de cada pessoa saber conter sua ansiedade de que o grupo chegue logo a uma conclusão. Também é fundamental que nenhum elemento do grupo busque ser o “dono da melhor ideia”, pois na síntese ninguém terá exclusividade sobre a proposição final. É a combinação de vários recursos (sociais, cognitivos e de contexto) do próprio ambiente onde o grupo estiver trabalhando que contribuirá para se chegar à síntese criativa. Então, crescerá a chance de o grupo alcançar a proposta que significará extraordinário avanço.

A síntese criativa não é uma ideia única e específica; ela é um novo modo de entender o que é cada ideia e suas possibilidades. A síntese de ideias do grupo pode ser descrita como criativa porque se trata de um novo padrão, uma construção coletiva que foge tanto da compreensão original típica de um brainstoming como de uma nova alternativa de dar perspectivas ao problema. Isso ocorre da mesma forma que, no caso da inovação organizacional, há uma recombinação e síntese de conhecimentos de diferentes domínios. Nesse caminho da síntese aqui mostrada, o elemento criativo está na capacidade de criar máxima conexão entre as ideias do grupo.

A criatividade acontece porque o espaço que existe entre as diferentes perspectivas dos membros do grupo oferece uma oportunidade para o desenvolvimento de uma conexão entre elas, e tudo ficará ainda melhor quanto mais se estimular a divergência. Quando o grupo todo compartilhar do mesmo entendimento do problema, a síntese encontrada levará a até mais de um caminho criativo de solução e, pela própria natureza do processo, viabilizará contínua revisão. Segundo Sarah Harley, é mais importante o processo de seguidamente ajustar interações e o alinhamento dos membros do grupo do que os métodos que só estimulam a criatividade.

E agora, pense nas suas experiências de geração de ideias em grupo e compare com essa proposta que busca obter a síntese criativa. Você acha que pode funcionar? Se você já teve essa experiência, conte para os leitores.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.