Sobre os usos da linguagem nos viveres: pessoal e organizacional

Publicado em 03 de junho de 2015

Cada um de nós traz consigo um alcance linguístico. Através dele atribuímos significados ao que existe no mundo. Situações são contextualizadas nos momentos que vivenciamos e, aos poucos, incorporamos a ele o nosso repertório de vida.

A linguagem é um meio que fazemos uso para ampliá-lo. Ela é desenvolvida a partir de marcas que trazemos conosco desde o nascimento; como também, propagada junto às interações, aos relacionamentos que estabelecemos no meio que nos é propiciado.

Nesse horizonte e com a nossa linguagem somos capazes de construir os viveres: pessoal e organizacional. Eles são interdependentes, funcionais e compartilhados entre si; possibilitando assim, conexões e análises fractais desde a parte até o todo escalar.

Ambos pertencem à nossa origem antropológica. Nesta, há a produção da nossa identidade e o contato com a prática dos códigos existentes junto às etnias que pertencemos. Traga à memória um comportamento familiar que é replicado há muito tempo. Quais são os gestos, os objetos, os ritos praticados? Como eles são passados à próxima geração?

Perceba-se como produto de uma ou mais áreas geográficas. Perceba-se também em sua unidade. Há distâncias entre aquilo que é frente ao ambiente que vive? O que elas significam a você? Como você as gerencia? Por meio do respeito, da tolerância ou da violência?

Esses primeiros parágrafos foram trazidos com a intenção de mostrar - brevemente - a complexidade e a multirreferencialidade da linguagem do ser humano. Deixo um convite para que os releia considerando o viver organizacional.

Procure interpretá-los e compreendê-los considerando uma organização à sua escolha. Quem a idealizou? Como ela foi constituída em seu espaço-tempo? Quais crenças, quais valores e alcances linguísticos ela pôde contar para ser o que ela é?

Essas perguntas podem ajudá-lo ao escolher se colaborará ou não nessa empresa. Elas também contribuem aos programas de comunicação interna/externa e aos gestores de pessoas para que promovam caminhos: sociais, sustentáveis e espiritualizados.

O viver organizacional que procuro chamar a atenção é aquele que se faz conhecer, replica-se, adapta-se e evolui mantendo-se vinculado ao que é importante e essencial à empresa. A linguagem é também uma ferramenta para que essas ações ocorram e assim, conciliem as novidades que chegam àquilo que se faz necessário para que se mantenham vivas as originalidades dos seus criadores.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.