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Socorro, não consigo me comunicar!

Onde você trabalha você consegue compreender tudo o que vem dos seus superiores? E dos seus subordinados ou colegas de trabalho? É impressionante como há distúrbios na comunicação dentro de uma empresa!

Na empresa onde você trabalha você consegue compreender tudo o que vem dos seus superiores? E dos seus subordinados ou colegas de trabalho? Eu imagino que a resposta seja “não”. É impressionante como há distúrbios na comunicação dentro de uma empresa. Estima-se que 60% dos problemas internos de uma empresa são decorrentes da má comunicação. E comunicação é fator primordial para o bom desempenho dos colaboradores.

Em uma das aulas que administrei, no Curso de Pós-Graduação em Comunicação Integrada, fiz uma roda com os alunos onde pedi que cada um expusesse um problema profissional que não conseguia resolver. Cada um que relatava o problema recebia dos outros alunos ideias e possíveis soluções para resolver a questão. Em todas as exposições o problema era comunicação. Era funcionário que queria uma promoção, mas não tinha coragem de falar com seu superior. Colaborador que tinha problemas com outros colaboradores, mas não informava a chefia. Era a chefe que demorava mais de três horas em uma reunião e não chegava a lugar nenhum, prejudicando a produtividade dos colaboradores, além de outras dezenas de situações parecidas.

Ao questionar o motivo pelo qual essas pessoas não conseguiam falar com quem precisava para resolver o assunto, a resposta era a mesma: “Medo”. Medo de quê? De não ser bem visto e ficar na mira do chefe; de perder a credibilidade; de demonstrar a insatisfação no trabalho e assim se prejudicar; de ser visto como arrogante ou prepotente, etc.

Então dei uma tarefa a cada um deles: enfrentar o medo e expor aquele problema para quem precisava ouvi-lo. Todos saíram com data marcada para tal finalidade. As respostas que chegaram, dias depois, foram todas positivas, ou seja, conseguiram resolver a questão. E aqueles que ainda aguardam um retorno tiveram feedbacks positivos, com breve resolução futura da questão. O que quero te mostrar com isto é que quase 100% das nossas aflições, e aqui incluo também aflições das empresas, podem ser resolvidas se tivermos coragem de nos comunicarmos com a pessoa certa. O medo é uma criação da nossa mente para nos proteger de algum risco, porém nem sempre esse medo se concretiza no “pior”.

A melhor maneira de você ser bem compreendido na sua comunicação é a seguinte: pense em uma possível solução, exponha a situação (solução e problema) olhando nos olhos e com as mãos a mostra (nada de mãos no bolso), diga o porquê daquele seu pedido, de que maneira a mudança vai beneficiar a sua empresa ou a sua equipe, fale apenas de você, deixe que o outro fale dele mesmo, exponha os seus sentimentos, dificuldades ou oportunidades, tenha um sorriso no rosto e ouvidos para ouvir.

“E se a resposta for negativa?”, me perguntou uma aluna. Então pense nesta resposta agora e diga qual é o pior cenário que pode acontecer? Ela respondeu que era não ter a promoção desejada. “Então o NÃO você já tem”, respondi. “Mas vai ficar estampado na minha cara a insatisfação”, tornou ela. “Sabendo que isso pode acontecer se prepare para o não, treine e confie em você”, devolvi.

Quando você já sabe o que pode acontecer, fica mais fácil lhe dar com a situação. Você tem algum problema que precisa ser resolvido e dependa da sua comunicação? Marque a data. Vai lá e faz o que tem de ser feito.

Boa sorte!

Renata Carvalho tem mais de 11 anos de experiência profissional em Imagem e Comunicação. É jornalista, repórter e apresentadora de TV com especialização em Linguagens Midiáticas. Carrega no currículo importantes coberturas televisivas como a Copa do Mundo 2014 e o evento Miss Brasil 2014. Também é Coach (Instituto Brasileiro de Coaching), Treinadora Comportamental (Instituto de Formação de Treinadores) e líder Master Mind (Master Mind Brasil). É Analista Comportamental, Analista 360 (IBC) e licenciada a aplicar o Software Coaching Assessment. Certificada internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI).
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