fbpx

Somos diferentes, que bom!

É muito comum ouvirmos: “lidar com pessoas é difícil” e “seria tão bom se fôssemos iguais”. Sim, as pessoas são diferentes! Você já pensou como a diversidade de perfis contribui para a formação das equipes?

Você já pensou como a diversidade de perfis contribui para a formação das equipes?

Dois modelos mentais muito comuns no ambiente de trabalho são: “lidar com pessoas é difícil” e “seria tão bom se fôssemos iguais”. Não fique surpreso se eu disser que a diversidade de perfis é fundamental para a formação de uma equipe de alto desempenho. Ah, mas isso é óbvio, Luciano, que tal falar de algo diferente?

Por mais óbvio que possa ser, decidi escrever sobre este tema em função de uma conversa em família. Estávamos tomando café da manhã e, de repente, surgiu o assunto “lidar com pessoas é complicado”. Durante o bate papo, ficaram nítidas percepções como: “eu falo A e fulano entende B”“vou conversar com ele e tenho que pisar em ovos para não deixá-lo chateado”“ela não tem concentração para trabalhar”. Meus amigos, as pessoas são diferentes, e isso é muito bom! Do contrário, iríamos desperdiçar inúmeros talentos em funções inadequadas, não teríamos crescimento e muito menos inovação.

Para ajudar, saiba que existem ferramentas como o Insights Discovery, o MBTI e o DISC que ajudam a identificar comportamentos observados e previsíveis nas pessoas, sendo um primeiro passo rumo a melhor compreensão de si mesmo e dos outros.

Na Teoria DISC (do Inglês: Dominance, Influence, Steadiness e Conscientiousness), por exemplo, há quatro perfis em identificados:

  • Dominância:indica como você lida com problemas e desafios. Pessoas neste perfil tendem a ser: competitivas, decididas, diretas, orientadas para resultados.
  • Influência:indica como você lida com pessoas e as influência. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros.
  • Estabilidade:indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Pessoas neste perfil tendem a ser: agradáveis, bons ouvintes, pacientes, sinceros, constantes, membros de equipe, estáveis.
  • Conformidade:indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso.

Ao compreender os quatro fatores é possível identificar características comuns de comportamentos que podem ajudar a lidar melhor com as pessoas no ambiente de trabalho e aproveitar melhor os talentos. Um pequeno exemplo seria: imagine que seu perfil comportamental tenha pontuação mais evidente no fator “I” e você seja promovido para trabalhar na área de contas a pagar, o que será que vai acontecer? E se você tiver em sua equipe um colaborador no fator “D”, por que será que todas as vezes que você dá feedback a ele não funciona?

Deixo algumas sugestões para conhecer e lidar melhor com as pessoas. Parece e é simples, mas é preciso querer realmente adquirir novos hábitos e mudar. Aproveite!

  • Reconstrua seu modelo mental sobre pessoas:algo como “a diversidade traz crescimento, aprendizado e inovação” ou “compreender o outro me faz crescer como pessoa”.
  • Seja empático:coloque-se no lugar do outro.
  • Estude um pouco mais sobre perfis comportamentais (uma excelente ideia é fazer o seu próprio teste e identificar o seu perfil comportamental).

Um abraço!

Luciano Viana é Coach Individual e de Equipes com Certificação Internacional pela ICC – International Coaching Community, Professor Universitário nas áreas de Negócios e Recursos Humanos e Treinador em Coaching, Desenvolvimento de Líderes e Equipes. Um dos 40 trainers da ICC – International Coaching Community especialmente selecionados e treinados em todo o mundo para formar Coaches no Brasil. Conquistou a Certificação Internacional 6Ds e possui conhecimentos sobre a metodologia das Seis Disciplinas para desenhar experiências completas de aprendizado e desenvolvimento com resultados mensuráveis e foco na estratégia do negócio. Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Gestão de Marketing pelo Insper. Foi empreendedor em agências de comunicação por 10 anos, atendendo clientes nacionais e internacionais nas áreas de Marketing, Evento e Comunicação Corporativa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa