STOP: Que tal uma reflexão?

Publicado em 21 de julho de 2014

Imagine a seguinte situação: Você está viajando a trabalho para um país desconhecido, pega o táxi no aeroporto e infelizmente o taxista é um profissional mal humorado que não dá a mínima para as suas perguntas a respeito do trânsito e do trajeto até o hotel. Quando para em frente ao destino, você está indignado com a falta de atenção do motorista e sai correndo do táxi. Ao chegar à recepção percebe que esqueceu o seu celular no banco do passageiro. O que acontece com você?

Para a pessoa que vivenciou essa experiência, nesse exato momento o cérebro parou, deu um “apagão”. O que ela poderia fazer num país estranho se todas as informações estavam naquele celular? Após alguns minutos de pânico total, ela conseguiu dar um “reset” no cérebro e ele voltou a funcionar e a refletir sobre quais soluções poderiam ser tomadas naquela situação.

Sozinha no quarto de hotel, a nossa personagem, colocou os pensamentos em ordem. Pouco a pouco as ideias começaram a clarear e como num lampejo tudo ficou mais calmo. Nesse momento ela precisou admitir que seus amigos tinham razão a respeito da sua enorme dependência em relação ao seu iPhone. Não do aparelho em si, claro, mas à possibilidade dele conectar ela ao mundo a também às pessoas.

A grande questão é que eu e você, estamos cada vez menos sozinhos e desconectados para dar espaço para as reflexões chegarem ou, no mínimo, desatentos quando elas surgem.  “Estamos muito ocupados sendo distraídos pelos feeds e pelas atualizações para nos darmos conta do que se passa dentro da nossa cabeça”, afirma o escritor americano Nicholas Carr, autor do livro A Geração Superficial - O que a internet está fazendo com os nossos Cérebros, crítico ao fato da internet ter influenciado nossa impossibilidade atual de focar e refletir.

Segundo o autor, nós não pensamos da forma que pensávamos e já nem refletimos da maneira que refletíamos. Nesses tempos em que até a aba do Facebook pergunta o que você tem em mente, as pessoas adotaram a forma de pensar com os botões, mas do teclado. As reflexões quando ocorrem, são compartilhadas à espera de likes. E não em busca de mudanças internas. “Passamos tempo demais com muitas janelas abertas, clicando em hyperlinks, lendo as reflexões alheias nos feeds das redes sociais, que nem paramos para nos concentrar nas nossas próprias”, acredita Carr.

Agora, qual será a medida para se pensar bem? Eugênio Mussak respondeu a essa questão contando o conselho que Aristóteles deu a seu filho Nicômaco. O pensador sugere que o filho tenha “momentos de reflexão” frequentes, e que sempre se faça três perguntas essenciais: quem eu sou, quem eu gostaria de ser e quais as providências para que eu venha a ser a pessoa que gostaria de ser. “Segundo Aristóteles, todos deveríamos nos fazer essas mesmas três perguntas todos os dias, assim acompanharíamos a evolução das respostas, e teríamos mais qualidade em nossas ações.”

Dessa forma seu autoconhecimento estará sempre atualizado, assim como o seu perfil no Facebook e seu feed de notícias. Que tal parar agora, deixar seu computador ou celular de lado e perder-se nos seus próprios pensamentos e reflexões?

Uma dose diária de reflexão equivale a uma dose diária de bálsamo para nossas inquietações e ansiedades. E aí, vai encarar?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.