Sua vocação faz bem para você, para as empresas e para o mundo (parte final)

Publicado em 02 de setembro de 2014

Para melhor compreender este artigo, caso não tenha lido, peço que leia também a Parte I nesta coluna.

As pessoas podem orientar o modo como dedicam-se ao trabalho de 3 tipos diferentes. Para que possa entender os 3 tipos lhe darei exemplo de como são.

Trabalho orientado à tarefa: O Sr. Tarefa odeia seu trabalho. Para ele, trabalhar é algo como como respirar, necessário para a sobrevivência. Trabalha basicamente pelo dinheiro e faz apenas o que mandam. Fica feliz quando o turno acaba e faz festa sempre que chega a sexta-feira. Jamais recomendaria seu trabalho para alguém.

Trabalho orientado à carreira: O Sr. Carreira possui metas e objetivos. A sua principal meta é alcançar um cargo maior, ser promovido. Tem certeza que a promoção lhe trará maior reconhecimento e também um salário maior. Estuda e dedica-se em seu trabalho fazendo o que mandam do melhor modo possível e, sempre que pode, trás seus conhecimentos para a empresa. Se não alcança a promoção desejada fica frustrado e, quando alcança o topo, descobre-se vazio, sem saber exatamente o que fazer.

Trabalho orientado à vocação: O Sr. Vocação é apaixonado pelo que faz. O seu trabalho faz parte do modo como vive, frequentemente ele perde o horário de saída e permanece em seu trabalho por horas a fio. Tem orgulho do que faz, ao apresentar-se, sente orgulho de sua profissão e de sua carreira. Gosta de criar maneiras novas de resolver as coisas. O trabalho em si o deixa feliz e para ele, as coisas parecem que sempre conspiram ao seu favor.

Perceba, orientar a sua profissão e carreira para sua vocação, não só lhe permitirá alcançar resultados extraordinários, mas também lhe favorecerá em sua carreira e é isso que as empresas esperam de você.

Para compreender um pouco melhor isso, pense no seguinte. Quantas empresas você conhece que possuem mais de 50 anos? Quantas possuem mais de 100 anos? E quantas possuem mais de 200 anos? Verá que o número é bem pequeno.

A grande verdade é que as empresas, assim como as pessoas, nascem, crescem e morrem. O único modo delas conseguirem sobreviver ao longo do tempo é preservarem a capacidade de se manterem inovadoras, criando modos de serem únicas, destacando-se de seus concorrentes.

Um pesquisador chamado Gary Hamel organizou em uma pirâmide chamada de Hierarquia das Necessidades Profissionais o que uma empresa pode conseguir que seus funcionários levem até lá quando vão trabalhar. Ele pontua que Obediência, Diligência e Competência, que são as características de cumprir ordens, fazer as coisas direito e colocar seu conhecimento (cursos, MBAs, etc) em prol da empresa, são características que se tornaram commodities, que podem ser adquiridas hoje não só no território em que a empresa está estabelecida, é possível buscar pessoas que se comportam assim em qualquer lugar do mundo.

Ocorre, que estas características não criam uma condição apropriada para inovação, para isso, as pessoas precisam levar Iniciativa, Criatividade e Paixão, características que não são simplesmente adquiridas com dinheiro, benefícios e um plano de carreira. Trata-se de realizar algo maior, de construir dentro da empresa um propósito de atuação maior, de gerar valor para a sociedade e, principalmente desenvolver em seus funcionários a capacidade de colocar suas forças pessoais a favor da empresa.

Percebeu como faz todo sentido você se concentrar em suas forças e construir uma carreira orientada à sua vocação? Fará bem para você, para as empresas e para o mundo.

Abraços,

César Santiago







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.