Sucesso & Equilíbrio

Publicado em 24 de agosto de 2018

“Entre o que acontece comigo e minha reação ao que acontece comigo, há um espaço. Neste espaço está minha capacidade em escolher minhas respostas e definir meu destino”.
(Stephen Covey – 1932-2012 – escritor norte americano autor de “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

O que é sucesso?

Para muitos profissionais, o sucesso significa simplesmente atingir cargos e posições importantes no topo das organizações e, assim, satisfazer plenamente suas necessidades e anseios materiais e, também, conquistar o respeito e admiração de outros.

Cabe aqui uma reflexão: Que tal associar a sua vida à imagem de um equilibrista que deve manter quatro bolas no ar:

  1. uma de madeira que representa o seu trabalho/emprego;
  2. uma bola de lata representando o valor dos bens materiais, em particular o saldo na conta bancária;
  3. uma bola vidro representando a família, e
  4. uma bola de cristal que representa a sua saúde.

A questão é: se algo der errado, quais são as que podem cair?

  • A bola de madeira se cair pode quebrar, mas é possível repará-la, ou seja, um novo (e talvez melhor) emprego/atividade pode ser conquistado;
  • a bola de lata se cair pode amassar e ser restaurada – a analogia indica que bens materiais podem ser recuperados, desde que se tenha saúde, equilíbrio e, também, competência;
  • No entanto, as bolas que são a base da existência – a de vidro (família) e a de cristal (saúde) – se estilhaçadas não podem ser reparadas e estarão definitivamente perdidas. Pense nisto!

Tal qual um texto Budista que nos ensina: “O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente”, assim deveria ser conduzida a vida!

No entanto, as pessoas, em geral, passam a maior parte do tempo no trabalho e pesquisas indicam que mais de 2/3 destas pessoas não são felizes em seu trabalho. Ao longo de minha carreira executiva e na atividade de coach/mentor deparei-me com muitos profissionais “bem-sucedidos” cujas vidas pessoais e familiares foram completamente destruídas por doenças e vícios e que, se pudessem voltar no tempo, teriam feito outras escolhas onde cuidar da saúde, cultivar a espiritualidade, praticar atividades físicas, dedicar tempo à família, dedicar tempo ao hábito da leitura teriam papel relevante em suas vidas; mas o tempo não para e o pior, não volta….

Sucesso verdadeiro e pleno é algo bem mais complexo e só pode ser atingido quando todos os fatores da vida estiverem em perfeito equilíbrio – conforme figura abaixo – sendo que cuidar da saúde física e emocional deve ocupar o topo da lista.

Para encontrar este equilíbrio ao longo do caminho da vida é preciso, primeiramente, descobrir o seu propósito que significa fazer o que se ama; nas palavras de Steve Jobs: “a única maneira de fazer um bom trabalho é amando aquilo que se faz”. Pergunte-se: o que faria se já tivesse realizado todos os seus desejos materiais – como viajar a todos os lugares favoritos e tivesse acumulado patrimônio suficiente para assegurar uma vida tranquila para você e seus descendentes – com certeza, isto o conduzirá à descoberta de seu propósito de vida.

Alguns dos passos importantes para uma vida plena e feliz são:

  1. Defina claramente as prioridades da sua vida;
  2. Para atingir o seu propósito, lembre-se sempre quais são suas prioridades e aja em direção a elas;
  3. Abdique de tudo aquilo que não fizer parte de suas prioridades;
  4. Equilibre vida pessoal e trabalho. Um dos ensinamentos de Jack Welsh é: “Trabalho é 100% trabalho e, se você está em casa, esteja 100% presente para sua família”.

Assim, faça com que suas prioridades na vida estejam sempre alinhadas aos seus valores pessoais e utilize-as como uma bússola cujo Norte representa o seu propósito e siga a trilha rumo ao sucesso!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.