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Temporário tem valor!

No meio executivo, o trabalho temporário nunca foi muito bem visto. Muitas vezes o selecionador quase se desculpa ao apresentar a oportunidade dizendo: “Só que é temporário, viu?” Mas ser temporário, principalmente em tempos de crise, passa a ser uma alternativa de valor!

No meio executivo, o trabalho temporário nunca foi muito bem visto. Muitas vezes o selecionador quase se desculpa ao apresentar a oportunidade com frases do tipo:  quot;Só que é temporário, viu? quot;

Profissionais de carreira apresentam, na sua grande maioria, encadeamento consistente e ascensão constante.

Aliás, os conceitos de carreira mais tradicionais seguem essa vertente. Carreira ascendente e contínua numa mesma área de conhecimento e de segmento. Essa somatória garante a consistência e o aprofundamento, por exemplo, dos conhecimentos técnicos, operacionais, legislativos.

Já mencionei diversas vezes nesta coluna que se leva muito tempo para formar bons profissionais, e com  quot;tempo quot; quero dizer prática diária, persistência e disciplina.

Entretanto, o trabalho temporário, principalmente em tempos de crise, passa a ser alternativa para profissionais que desejam rever a própria carreira e experimentar uma atividade diferente das anteriores.

A perda do emprego obriga as pessoas a, efetivamente, repensarem e reverem suas vidas profissionais.

Essa ruptura cria a oportunidade para avaliar o emprego temporário como uma alternativa interessante e de valor.

O trabalho temporário, regido pela lei nº 6.019/74, é diferente daquele terceirizado. Visa atender à necessidade transitória de substituição de um profissional regular e permanente da empresa ou ao acréscimo extraordinário de serviço.

O que mudou recentemente, por meio da portaria 789 de junho de 2014, é que esse profissional pode trabalhar como temporário de três até nove meses, com a possibilidade de contratação efetiva. Assim, avalie com mais atenção as oportunidades temporárias.

Aproveite para demonstrar o seu potencial para contribuir com o crescimento da empresa, destaque-se positivamente, demonstrando interesse pelo negócio. Qualifique-se para a posição, busque cursos na Internet, seja interessado, maximize sua contribuição. Essas atitudes são válidas para todos os trabalhadores, mas são ainda mais oportunas para quem busca a efetivação.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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