Três dúvidas comuns de quem quer abrir um negócio!

Publicado em 09 de dezembro de 2016

Durante anos eu tive a oportunidade de coordenar a competição de empreendedorismo em uma tradicional escola de negócios em São Paulo.

O objetivo da competição – que está na 10ª edição – era apoiar os participantes durante a estruturação de um plano de negócios. Ou seja, com base em uma ideia/projeto, alunos e ex-alunos estruturavam um documento que era submetido a grupos de investidores e consultores.

Uma década após ter apoiado a criação da competição e ter acompanhado milhares de empreendedores, listo algumas das principais dúvidas que apareciam ao longo dessa “jornada”.

As dúvidas abaixo foram selecionadas entre uma série de questionamentos feitos por pessoas que ainda não tinham o negócio próprio. Embora a faixa etária dos participantes da competição variava entre 17 e 55 anos, havia um padrão entre o que perguntavam.

Consigo montar um negócio sozinho?

Embora seja possível, não é o mais comum, nem o indicado para empresas de alto crescimento.

Eu costumava lembrar aos empreendedores que a empresa de tecnologia HP foi criada pelo H (Hewlett) e o P (Packard), seus dois fundadores. Depois dava o exemplo da Apple, com os dois Steves (Jobs e Wozniak), entre outros casos.

Eventualmente alguém apresentava o caso de algum empreendedor – geralmente muito bem-sucedido – como exceção. E era isso mesmo, uma exceção.

Mesmo profissionais liberais e consultores precisarão de um sócio caso queiram que sua empresa cresça. Esse sócio pode ter um papel formal ou informal, como uma gerente extremamente responsável, por exemplo.

Sobre o tamanho de equipes em empresas nascentes, em média, cada grupo tinha 3 participantes.

Como faço para conseguir um sócio?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas (e solucionadas!). Sempre que a ouvia, eu pensava em um paralelo que me ajudasse a explicar sua complexidade. É como se alguém me perguntasse: como consigo uma esposa?

Geralmente alguém se casa com alguém com quem estudou, trabalhou ou foi apresentado por um amigo ou parente. Isso também acontece com sócios: o Buscapé foi fundado por colegas de universidade, um colega meu fundou um e-commerce com sua ex-chefe, uma de minhas empresas foi fundada com um amigo de faculdade, outra empresa que tive foi fundada com uma amiga...

Esse é um dos padrões que encontramos no mercado. Avalie em sua rede de relacionamentos quem você considera como um(a) potencial sócio(a).

Mesmo que você não consiga identificar imediatamente algum potencial sócio ou sócia, fale sobre seu projeto com o maior número possível de pessoas. Dessa forma, mais pessoas saberão o que você faz e aumentará a chance de você encontrar alguém que se interesse pelo seu empreendimento.

Vão roubar minha ideia?

Sempre que pedia aos empreendedores que apresentassem suas ideias ao maior número de pessoas, eles perguntavam se sua “ideia” seria roubada. A resposta rápida é: não, sua ideia não será roubada, pois não há nada para roubar.

Quero dizer, pense na quantidade de negócios interessantes que existem no mundo todo: redes sociais, e-commerces, estúdios de design, restaurantes, etc. Pare para pensar se você conseguiria “roubar” alguma dessas ideias. O grande desafio não está em ter uma ideia, mas em executar o que foi planejado.

Certa vez, um professor que admiro me disse: se for tão fácil e rápido imitar o que você quer fazer, será que isso é mesmo um bom negócio? Afinal, ao ser eficiente no lançamento da empresa, concorrentes ficarão sabendo sobre o que você faz.

Qual a sua principal dúvida?

Como você percebeu, embora as perguntas pareçam simples, a busca pelas respostas pode se tornar complexa. Afinal, como saber se você encontrou o sócio ideal, ou se sua equipe inicial está formada?

Com base na minha experiência (empreendendo e atuando com empreendedores), recomendo que você converse com pessoas que estejam passando pela mesma situação que a sua – ou que já tenham passado por algo parecido.

Ao analisar diferentes pontos de vista, você formará conceitos próprios, o que irá lhe ajudar a traçar a melhor rota em direção ao próprio negócio.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.