fbpx

Um Aprendizado Fundamental!

Não acredite no que você pensa, esta não é a realidade e nem é verdade. É apenas a sua fantasia. Isso mesmo: não acredite no que você acredita, pois se você fizer isto estará livre dos seus próprios tormentos mentais.

Estava relembrando de alguns episódios que vivi, veio à minha mente um fato marcante e determinante que desejo compartilhar, pois no fundo se trata de uma questão fundamental para nosso bem-estar.

Foi quando eu estava num retiro budista de um mês em Três Coroas, no ano de 2001 – último grande retiro de meu mestre Chagdud Tulku Rinpoche antes de sua passagem. Havia ali em torno de 200 pessoas, de várias partes do mundo, especialmente brasileiros e norte-americanos, mas também havia australianos e muitos europeus.

Numa certa altura comecei a sentir dificuldades para fazer o retiro, tínhamos que levantar às 4 da manhã e o dia era puxado. Não tínhamos sábado e nem domingo. Chegou um momento que eu não aguentava mais, tudo parecia terrível, se tornou difícil estar ali, me sentia muito agoniado, com vontade de sair correndo! Resolvi falar com a tutora, determinado a abandonar o retiro, pois tudo aquilo ali se tornara muito difícil para mim. Um dos meus pretextos seria que estava com saudades da família e do conforto do meu lar.

E foi aí que a tutora conversou comigo de forma calma e amorosa, por um longo tempo. E nesta conversa ela foi me introduzindo a uma nova percepção do funcionamento da minha mente. Ela me fez ver que ali naquele local e no retiro não havia nada de errado, e mostrou que a minha própria mente estava construindo toda aquela insatisfação. E lentamente fui acordando para esta verdade. De repente pude ver, sentir, até apalpar o péssimo estado mental que eu estava vivendo, cheio de rejeições, de medos, de angustias e tantas coisas que faziam daquele lugar um “inferno”, embora fosse um dos templos mais lindos e maravilhosos de toda América Latina e que estava convivendo com pessoas maravilhosas.

Percebi então que tudo que se passava pela minha mente eu tomava como uma verdade imutável, a vida ali era realmente uma chatice só, e ponto final. E foi aí que pude “acordar” e perceber como eu mesmo criava e acreditava nas minhas realidades. Lentamente foi surgindo a oportunidade de ver o que acontecia de outra forma, e assim tudo começou a se modificar à minha volta, comecei a gostar das práticas, e me aliviei frente a tudo, e terminei o retiro por completo.

Não gostava ainda de levantar cedo, mas isto não foi mais um tormento, aprendi a viver o momento presente de forma mais plena.

Desde então estou super agradecido à minha tutora – que me mostrou na prática – o como não sabemos e nem ao menos percebemos a criação de nossa mente.

Aos poucos fui internalizando cada vez mais esta percepção, e finalmente passei a não acreditar mais no que para mim sempre parecera uma verdade absoluta. Atualmente sempre digo aos meus alunos de Mentoring e Coaching: Não acredite no que você pensa, esta não é a realidade e nem é verdade. É apenas a sua fantasia. Isso mesmo: não acredite no que você acredita, pois se você fizer isto estará livre dos tormentos mentais inconscientes autoinfligidos.

Quero passar esta experiência a muitas pessoas, também meus filhos em especial, pois foi marcante e determinante em minha vida. Pessoas sofrem muito na vida, vivem horrores anos a fio, e acreditam que suas fantasias mentais são única expressão da “realidade”.  Lutam contra o mundo, contra os outros, culpam, choram, se fazem de vítimas ou mesmo ameaçam se suicidar em função desta não consciência.

Talvez quem esteja lendo agora este artigo, já tenha passado muito tempo querendo mudar o mundo, sem perceber que o mundo é a própria criação da própria mente.

Existe uma cegueira generalizada nas pessoas que as leva a muito sofrimento. Este sofrimento pode continuar por muito tempo ainda, sem que a pessoa acorde para esta simples verdade. E saber disto teoricamente pode não gerar nenhuma mudança, é preciso perceber na prática o quanto nos iludimos.

Por favor, ACORDE. Perceba que a criação de sua mente é reflexo do seu estado mental. Você pode mudar seu estado mental sim, de forma quase imediata, se puder tomar consciência clara e perceptível desta simples questão. Mude sua mente que o mundo mudará imediatamente. Permita que o amor e a compaixão – que está dentro de nós o tempo todo – floresça e beneficie a você e aos outros.

Você junto com todo o mundo agradecerá!

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa