Um desafio interessante e curioso!

Publicado em 29 de março de 2016

Meus amigos, dizem as más línguas (ou seriam as boas?!) que conselho, se fosse bom, a gente cobrava para dar. Não iria se aventurar a "distribuir" conselhos de graça. Porém, isso não dói e ajuda pessoas a pensarem. E foi o que fiz a partir de um desafio interessante e curioso durante palestra que dei a um grupo de Coaches.

Eu iniciei comentando sobre as principais razões que levam a relação Coach-Cliente ao fracasso, inicialmente, para posterior ruptura. Alguns pesquisadores internacionais já avançaram sobre o tema e os resultados foram similares aos que encontrei para o contexto brasileiro:

a) Há evidências de que a participação equivocada do Coach é a principal responsável pela maior parte dos casos de insucesso ou abandono pelo cliente;

b) O Coach também aparece como responsável primeiro por dificuldades dos clientes no entendimento de como o processo de Coaching funciona e como a intervenção poderá ajudar;

c) A falta de dedicação e a inexperiência do Coach, em conjunto ou separadamente, foram marcantes para a quebra de confiança dos clientes sobre o processo de Coaching;

d) A dificuldade de estabelecer metas ou de dar foco no processo, sem aparentar superficialidade, também podem ser levados à cota de responsabilidade do Coach, e

e) Há razões de custos e de critérios na escolha do profissional, algo que não vamos abordar agora.

Se olharmos atentamente os fatores originários de problemas, vamos identificar que quando o Coach tem pouca experiência (como profissional de Coaching e de "estrada da vida" já percorrida), o risco de problemas se torna crescente quanto maior for o desafio, principalmente na área de negócios, liderança e tomada de decisão, em grandes organizações. O repertório instrumental do Coach deve ir além de uma lista de metodologias e mapas, demandando que ele mesmo tenha um investimento em autodesenvolvimento.

E foi aí que eu fiz o desafio para a plateia de minha palestra: "Imaginem que vocês se tornaram meus clientes e agora serei o seu Coach, para um assunto de seu interesse pessoal e direto. Estamos para começar a primeira sessão e, na chegada, eu lhe dou um sorriso e lhe entrego uma rosa... Em uma palavra, o que significa esse gesto para você?" - perguntei eu aos Coaches ali presentes, que se entreolharam surpresos.

A lista de palavras citadas coincidiu direitinho com uma lista previamente preparada e projetada em um slide. Ou seja, com variações em torno do tema, a maioria remetia a carinho, cordialidade e amizade. Mas houve quem visse certa passionalidade, um afeto exagerado e, até mesmo, quem se mostrou indignado ("é muito estranho um homem fazer isso", disse um rapaz em sua resposta). Enfim, se um simples gesto pode significar e ser interpretado de forma divergente, por diferentes clientes, imagine quantas palavras ou posturas do Coachee são passíveis de representar agressão velada e, muitas vezes, não demonstrada pelo cliente.

Não lhes trouxe verdade única e nem conselho tão especial que mereça ser pago. O que existe, para o que peço atenção, é uma realidade a ser respeitada: nunca assuma um padrão ou uma métrica rígida na relação com quem quer que seja. Estude, pesquise, avance e desenvolva competências múltiplas para servirem de suporte à escolha dos melhores e criativos caminhos para os processos que lidam com diferentes pessoas.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.