Um líder que faz parte da equipe

Publicado em 21 de setembro de 2018

“Chegou um momento inadiável. Escrever e dizer muita coisa que, em várias ocasiões, não foi possível. O dia a dia nos toma tanto tempo e são tantas as prioridades, que corremos o risco de esquecer e deixar passar chances únicas em nossas vidas. Mas temos de deixar de lado os compromissos diários e lembrar que, antes de sermos resultados, somos essencialmente humanos. Tenho muito a dizer.  Mas as palavras, que parecem leves, tornavam-se “pesadas” para mim. Fico com um nó na garganta.”

Quantas vezes isso já não aconteceu com um líder? Estar tão próximo à sua equipe, mas ao mesmo tempo, quase sem perceber, tão distante? Esse comportamento combina com uma visão de dirigente que dia a dia se torna ultrapassada. Ainda existe, mas o discurso do qual tanto se faz uso hoje, de valorizar o trabalho em equipe, deve ganhar maior território.

Pessoas que têm talento para liderar, em geral, trazem consigo uma formação sólida, currículo repleto de cursos, pós-graduações e MBA’s. Basta? É um currículo excelente, mas lidar com seres humanos requer muito mais do que estratégias e fórmulas.

Sabe-se que é maioria os executivos que ainda não encontraram um caminho eficaz de se comunicar com a sua equipe. Consideram-se autossuficientes, mas parecem não enxergar que antes mesmo de um chefe, são integrantes de uma equipe. Julgam-se insubstituíveis, querem resultados rápidos e acham que ensinar seus subordinados é perder tempo. Afinal, quem quer saber sobre as fraquezas de um líder? Ele dirige a sua equipe com pulso forte, é decidido, parece ser inabalável. É essa a ideia que todos fazem de um líder. Mas, agora, os conceitos estão se modificando.

Chega a hora em que os “nós” devem ser desatados. O líder deve se sentir entrosado com sua equipe e isso não significa deixar o seu lugar na liderança.

Ser líder é também ser humilde. Só desta forma, ele tem chances de ser um bom líder e ter a certeza de que tem um dever a cumprir, mas, sozinho, jamais conseguirá.

O líder não só ensina, como também aprende com sua equipe e tem a consciência que também deve a ela suas vitórias. Aprende não só chegar sempre inteiro às metas estabelecidas, como se torna um ser humano mais completo.

Desmotivação na equipe – Situação comum é encontrar o grupo desmotivado. Por vários motivos: falta de desafios, desentendimentos entre os próprios integrantes, insatisfação com as políticas da empresa. Os resultados disso aparecem nos projetos que não alcançam os resultados esperados.

Mas o que tem a ver o líder com tudo isso, se a sua função é só delegar tarefas? Além do mais, os funcionários são pagos para trabalhar e produzir resultados.

Não é bem assim. À distância entre bons projetos na teoria e projetos bem-sucedidos, na prática requer muito trabalho e precisa de pessoas qualificadas e motivadas. De nada adianta passar e repassar informações se o grupo está “fora de sintonia”, falta cooperação e confiança. Desgastes que levam o trabalho em equipe por água abaixo.

Um líder, além de delegar funções, deve conhecer sua equipe e saber quais as características de cada integrante. Seus defeitos e qualidade. Conversar em grupo ou individualmente é um caminho positivo para detectar os empecilhos que impedem o trabalho de seguir em frente. Expor as feridas e ajudar o próprio grupo a curá-las o máximo possível também é função de um líder.

Só colocando em pauta as desavenças, os integrantes podem falar a mesma língua, se entender e perceber que é possível trabalhar juntos, desde que um respeite o espaço do outro. Para isso, é necessário que a liderança esteja presente e equilibre o grupo. São nessas ocasiões que as lideranças devem ter mais do que especializações em suas carreiras. Precisam de sensibilidade para lidar com o outro, reconhecer as crises no grupo e saber contorná-las, promovendo a motivação de seus integrantes. São desses fatores que nasce o sucesso de uma equipe e é desse sucesso que nascem o prazer de pertencer a ela, o bem-estar, a admiração por ela e o amadurecimento pessoal e coletivo.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.