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Um projeto para chamar de seu

A falta de um projeto para chamar de seu pode resultar na perda de sentido na carreira. Ter um projeto pessoal é um bom caminho para dar sentido à vida e manter o entusiasmo diante dos obstáculos diários.

As empresas mais admiradas são aquelas que conseguem envolver e comprometer seus funcionários em seus projetos. Os planos concretizados representam a materialização das ideias por meio do empenho das pessoas envolvidas. Dão sentido de propósito e de realização.

O que acontece com empresas nem sempre acontece com as pessoas, mas nesse caso há um paralelo. A falta de um projeto para chamar de seu pode resultar na perda de sentido na carreira.

Projetos de empresas não substituem os pessoais, por mais que se esteja envolvido com eles. Pode haver mudanças e deslocamentos de um projeto que se goste muito para outro pelo qual há menos entusiasmo, ou até desligamento. Quando isso acontece no meio de um projeto, o sentimento de perda e abandono costuma ser intenso.

Ter um projeto pessoal é um bom caminho para dar sentido à vida e manter o entusiasmo diante dos obstáculos diários.

O primeiro passo para isso é definir um objetivo a ser atingido claramente, e não uma ideia abstrata.

A partir daí, defina sua capacidade de execução, pois não adianta estabelecer um propósito inatingível, o sentimento de fracasso é tão ruim quanto o do abandono. Estabeleça um cronograma do que precisa ser feito em termos de investimentos financeiros, de tempo e de aprimoramento técnico.

Estabeleça metas claras e simples. É melhor dar passos pequenos, mas seguros e consistentes. Mantenha seu objetivo à vista e saiba por que, no meio de uma rotina ensandecida, você está fazendo determinada ação. A tendência é se envolver com urgências, e os planos pessoais ficam adiados.

Se as métricas são tão importantes para a empresa, com seus projetos não é diferente. Saiba mensurar cada passo do seu plano. Uma lista de ações pode representar o quanto você está no caminho certo para atingir seus objetivos. Dedique-se a ele diariamente ou, no mínimo, semanalmente. Comemore as conquistas significativas, pois o aplauso interno é tão importante quando o reconhecimento externo.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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