Uma egrégora; várias egrégoras!

Publicado em 15 de março de 2016

Segundo o wikipedia, "egrégora (do grego egrêgorein, «velar, vigiar»), é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas (mentais, emocionais) fruto da congregação de duas ou mais pessoas". O termo pode também ser descrito como campo de energias extrafísicas criadas no plano astral a partir da energia emitida por pessoas, através dos padrões vibracionais.

Pois é com a metáfora da egrégora que eu defino a minha relação com a empresária e Coach Caroline Calaça. Ela e a sócia, Cássia Morato, comandam a Development, uma empresa que se dedica ao crescimento de organizações e pessoas a partir do estudo, pesquisa, treinamento, formação e aplicação de Coaching para lideranças atuais e potenciais. Há quatro anos, ela finalizava seu mestrado em terras espanholas, com uma pesquisa voltada a melhor entender os fatores e indicadores de resultados em Coaching. E nós não nos conhecíamos!

À mesma época, meu mestrado em terras tupiniquins tinha um enfoque absolutamente similar, pois o foco de pesquisa estava em entender o sucesso na prática do Coaching, a partir do contexto brasileiro (o que, aliás, deu nome a um espaço que tenho nesta revista). Enfim, a Caroline estava buscando respostas de um lado e eu do outro, sendo que ambos percebemos que o caminho para se definir métricas não era simples e nem tão direto. Esse mesmo objetivo desafiava a ambos: justificar se um processo foi ou não bem-sucedido; se deu ou não os resultados esperados; e como se pode medir os resultados que foram alcançados.

Eu decidi trilhar aquilo que tem estado mais presente no ideário dos executivos e gerentes que avaliam os retornos de investimentos nas áreas de Treinamento, Mentoria e Coaching, ou seja, uma avaliação qualitativa. Com esse princípio, tenho estudado e investigado pesquisas internacionais relevantes e, muitas delas, gosto de apresentar aos leitores cotidianamente. Mas a Caroline merece uma celebração especial, pois conseguiu desenvolver metodologia para calcular financeiramente o retorno dos investimentos que a empresa faz em processos de Coaching, com a competência de alinhamento às estratégias do negócio e na comprovação dos ganhos financeiros para o cliente.

Neste último final de semana, em que uma grande parte dos brasileiros foi às ruas declinar sua vontade política, o prestígio da Caroline e da Cássia junto aos seus alunos e clientes garantiu a presença de dezenas deles em uma sala de aula para completar o aprendizado e a formação em Coaching, evento que levou o nome de Coaches de Sucesso. Vários palestrantes se apresentaram no sábado e domingo, gerando outro tipo de egrégora: a soma de suas energias transmitia motivação, integração, acolhimento e informação para um conjunto de novos e entusiasmados Coaches, predispostos a levarem resultados e transformação para o dia a dia de muitas pessoas.

Eu tive a honra de participar como um desses palestrantes, mas a par dessa minha contribuição, pude perceber como pessoas do bem e motivadas pelo bem conseguem transformar um momento ímpar em "egrégoras". Identifiquei a egrégora dos alunos, a dos palestrantes, a dos familiares que acompanharam os presentes, até mesmo a dos profissionais que trabalharam no evento. Porém, volto a destacar a egrégora que é base deste artigo, dado que Caroline e eu somos precursores de pesquisas que querem trazer mais profissionalismo, transparência e seriedade ao contexto de Coaching, no Brasil.

Quem quiser ter acesso à metodologia ROIC (Retorno Sobre Investimento em Coaching Executivo) acesse a página Development.Net. E que este artigo sirva de inspiração para que mais profissionais do mercado brasileiro avancem em estudos e ciência para garantir seriedade e compromisso de resultados no Coaching.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.