Uma nova e possível abordagem em Coaching (I)!

Publicado em 08 de julho de 2014

Atenção que o texto à frente pode não ser uma ficção e acabe por se transformar em uma curiosa realidade... Toca o seu telefone e você é convocado para uma reunião com o presidente da CBF – Confederação Brasileira de Futebol. Ele ouviu falar de suas aptidões como Coach e quer a colaboração profissional para uma decisão que precisa tomar: Quem será o novo técnico da seleção brasileira. Será um estrangeiro ou um brasileiro? Em qualquer caso, com que critérios justificar a escolha?

Você explica sobre o Coaching e como se dá a relação Coach – cliente, e ele concorda. Vocês começam a construir a parceria que terá como meta o nome a ser convidado para responder pelos destinos da seleção brasileira de futebol. Eu pergunto a você, como Coach: Em um trabalho como esse, qual pode ser a melhor abordagem para alcançar o sucesso nesse desafio? Começar pelo que ocorreu em 2014? Ou olhar para 2018?

Certamente, da forma como está apresentado o caso, um primeiro entendimento provavelmente seria o de trabalhar intensamente para aprimorar a competência da organização na busca da solução para um problema crítico, resolvendo os potenciais conflitos e construindo um canal de informação com a sociedade. Porém, há um fundamento que o Coach não pode esquecer ou ignorar: Sendo a CBF uma organização de hierarquia rígida e política, a abordagem baseada em solução de problema tem chance de dar certo? Ou será que há alguma outra abordagem mais adequada a um caso como esse? O olhar vai para o problema passado ou a visão de futuro?

Seja para o Coach que estiver atendendo essa história de ficção ou aquele outro que estiver voltado a uma organização similar em política, hierarquia e pouca flexibilidade de gestão, a melhor sugestão é que pensem na abordagem chamada de Investigação Apreciativa (AI - Appreciative Inquiry). David Cooperrider, o criador da investigação apreciativa, queria que as pessoas dessem prioridade à filosofia da abordagem e não que a tivessem como simples técnica. Há várias formas diferentes de aplicar a investigação apreciativa, mas todas guardam fidelidade aos princípios publicados nos estudos originais de David Cooperrider e Suresh Srivastva, em 1987. Eles sentiram que o foco em "resolução de problemas" limita o líder a alcançar a visão mais ampla sobre a organização e seus fatores positivos.

Enquanto David Cooperrider avançou com a investigação apreciativa para contribuir com as organizações em geral (Cooperrider, D.; Whitney, D. - Investigação apreciativa: Uma abordagem positiva para a gestão de mudanças. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006), essa filosofia inspirou o que passou a ser chamado de Coaching Apreciativo, para o qual permanecem válidos estes princípios clássicos:

a) Princípio Construcionista: Ter informação é um caminho para romper a fronteira e chegar ao que se busca;

b) Princípio Positivo: A atitude positiva influencia a mudança e impulsiona o desempenho para vencer desafios;

c) Princípio da Simultaneidade: Em geral, simultaneamente, a pergunta positiva é base geradora de mudanças;

d) Princípio Poético: Está associado à nova e positiva leitura de como a pessoa se vê no presente e no futuro;

e) Princípio Antecipatório: Capacidade de ter os sonhos e as imagens do futuro inspirando as ações do presente.

Ou seja, não se busca analisar problemas, mas sim os valores e recursos positivos que existem. Não se busca entender causas de problemas, mas sim construir um olhar do que “poderá ser o melhor”. Não se busca relacionar alternativas de solução, mas sim qual o caminho inovador que faz sentido para o sucesso. Não se busca desenhar plano de ação a partir de uma solução escolhida, mas sim incorporar as imagens de futuro que motivam e promovem as relações positivas que possam desenvolver o potencial presente.

Agora, você terá uma semana para pensar em como essa abordagem pode ser operacionalizada para o seu caso. E o Coach que contribui com o futuro da seleção brasileira, pode tentar identificar o que de positivo hoje existe e faz sentido para um hexacampeonato em 2018. Na semana que vem, eu mostrarei aqui quais são as técnicas e como elas podem ser aplicadas, tendo como base o método original e as diretrizes dos portais appreciativeinquiry.case.edu, www.centerforappreciativeinquiry.net e www.appreciativecoaching.com.

Quem tiver interesse em se antecipar e conhecer imediatamente como se aplica a metodologia apreciativa, ou não puder esperar uma semana porque o presidente da CBF não lhe deu esse tempo, tem a indicação de fontes bem interessantes para contribuir com a informação e o sucesso. Quem puder esperar, não se decepcionará.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.