Uma nova e possível abordagem em Coaching (II)!

Publicado em 22 de julho de 2014

Hoje vamos concluir o texto iniciado na semana passada, em que o tema central foi Investigação Apreciativa. Aliás, o assunto é tão interessante e vasto que, com certeza, teremos novas oportunidades de avançar com futuros conceitos e casos. Mas a proposta de agora é mostrar como essa ferramenta foi adotada para a prática do Coaching e de que forma funciona a sua estrutura básica.

O artigo anterior começou criando um cenário provocativo, estimulando que algum Coach poderia ser convocado pela Confederação Brasileira de Futebol para o apoio profissional orientado à escolha do novo técnico da seleção brasileira. Aparentemente, nessa minha conspiração entre ficção e realidade, o trabalho foi rápido e já contribuiu para a volta do Dunga. Então, que pelo menos a complementação do texto possa ajudar todos os demais Coaches a serem bem-sucedidos em seus futuros projetos.

Só para lembrar, a abordagem chamada de Investigação Apreciativa (AI - Appreciative Inquiry) não se volta à típica análise de problemas, mas sim aos valores e recursos positivos que podem ser adotados. Não se busca entender causas de problemas, mas sim construir o olhar daquilo que “poderá ser o melhor”. Não se busca relacionar alternativas de solução, mas sim qual o caminho inovador que faz sentido para o sucesso. Não se busca desenhar plano de ação a partir de alguma solução escolhida, mas sim incorporar as imagens de futuro que motivam e promovem as relações positivas que possam desenvolver o potencial presente.

Se esse é o princípio central, como funciona na prática? Como aplicar a Investigação Apreciativa?

Tudo começa com a postura diante do desafio. A Investigação Apreciativa remete a uma maneira de ser e de ver. É ao mesmo tempo visão de mundo e processo para facilitar a mudança positiva nos sistemas humanos, sejam eles organizações, grupos de pessoas com interesses comuns ou comunidades. Assume-se que cada sistema humano tem algo que funciona bem e tudo começa na identificação desse núcleo positivo, a partir do que se pode criar a conexão com uma tríade formada por nova energia, visão ampliada e inspiração para a mudança.

Uma forma ilustrativa de entender essa abordagem é dada pelo gráfico acima. A sequência de passos na Investigação Apreciativa é a seguinte:

Definição: O foco está em determinar o que queremos e o que se pode fazer para alcançar o objetivo, tendo como base a identificação de quando (e/ou onde) tivemos mais momentos do que chamamos de sucesso. Ao invés de se identificar a lacuna ou o problema central (o que queremos menos), daremos início com o que queremos mais.

1ª Descoberta: Vamos identificar os pontos fortes da pessoa, equipe ou organização a partir do relato de histórias marcantes. Quando funcionamos na nossa melhor condição? Ao desenvolver questões positivas é essencial estar atento à linguagem utilizada e às respostas, pois o processo mental deve fugir de analisar problemas ou dificuldades.

2ª Descoberta: Aqui não vamos escolher as melhores histórias, mas sim queremos identificar quais são elementos comuns aos momentos de maior sucesso e realização. A força que deu vida ao seu passado é algo que claramente poderá contribuir para voos mais altos e novas experiências exitosas.

O sonho: Esta etapa é fundamental, pois quer levar você a um futuro em que os pontos altos identificados apoiem a realidade cotidiana. A Investigação Apreciativa requer um exercício sério e dedicado para se projetar a visão do futuro, ou seja, criar a imagem visual que ajuda a sugerir possibilidades reais de caminho a perseguir (que representam possibilidades desejadas pelo indivíduo, equipe ou empresa). A fase do sonho, ao invés da declaração típica de missão, muitas vezes acaba resultando em algo mais simbólico ou metafórico, como uma representação gráfica.

O Projeto de sua vida: Com o sonho identificado, qual a sua proposta concreta para chegar a esse novo estágio ou posição? O mentor da Investigação Apreciativa, David Cooperrider, chamou este passo de “proposições provocativas", em que o uso de prototipagem rápida é cada vez mais comum. A etapa exige inovação e  reorganização na forma de criar o futuro pretendido, continuamente tendo em vista construir competência em Investigação Apreciativa como filosofia de pensar e, principalmente, de se comunicar com os públicos de interesse (pessoais ou corporativos).

Daí então, o salto desse processo para a criação do Coaching Apreciativo foi rápido. Especificamente na questão das organizações, uma premissa é a de não desperdiçar esforços para corrigir os problemas, limitações ou dificuldades na área de liderança, mudando o foco para a geração de resultados desejados. Isso significa explorar os pontos fortes existentes e, muitas vezes, relegados no cotidiano. A postura exigida do Coach, neste caso, é o de voltar-se para aquilo que é relevante ao negócio do cliente, tendo por objetivo fundamental os resultados que importam e que são sustentáveis.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.