Uma visão sobre a evolução das lideranças!

Publicado em 17 de julho de 2018

Dizem que, no Brasil, o mercado empresarial só começa mesmo a operar depois do Carnaval. Neste ano de 2018, tivemos o Carnaval do reinado de Momo, quase começando junto com o Carnaval Esportivo e o Carnaval Político. O Esportivo ficou associado com a Copa do Mundo de Futebol, sendo o centro das atenções por bom tempo. No que diz respeito ao Carnaval Político, vale comentar que este tem estado presente desde nossa grande festa popular, com o tom crítico aos políticos brasileiros e às questões sociais, permaneceu vivo com as “travessuras jurídicas” recentes e, certamente, vai render ainda muita discussão até as eleições em Outubro.

Porém, surge um espaço e temos que aproveitar a atual janela de oportunidades para que as empresas olhem mais atentamente para o desenvolvimento de suas lideranças. Afinal, serão elas o motor propulsor para que, no final do ano, as contas e as finanças estejam mostrando invejável cor azul ao invés da detestável cor vermelha. E se as empresas e organizações querem trabalho propositivo para o desenvolvimento de lideranças, devem olhar com carinho o Instituto Holos, Top of Mind em RH nos últimos três anos, liderado pelo colega e amigo Marcos Wunderlich (com quem tenho o prazer de estar construindo soluções, em conjunto, para o mundo empresarial).

Tomando como referência o Sistema ISOR®, criado pelo Instituto Holos, bem como também adotando as conclusões dos estudos de Peter Senge, Otto Scharmer e Joseph Jaworski, pode-se afirmar que as lideranças caminham por um processo evolutivo em quatro estágios (não necessariamente passam por todos): de Líderes Egocêntricos a Líderes Realizadores, destes para Líderes Servidores e, finalmente, encontraremos os Líderes Renovadores. Não se pode garantir que, em uma mesma empresa, só exista um único tipo de liderança, mas o objetivo sempre será o de criar caminhos e alternativas para a evolução de todos ao estágio de Renovadores.

A diferenciação entre os diversos tipos de Lideranças pode ser assim resumida: A) Líderes Egocêntricos, de modo geral, são incapazes de demonstrar afeto aos outros, assumindo um comportamento manipulador, egoísta e, muitas vezes, até desrespeitoso com os colegas; B) Líderes Realizadores são aqueles que amadurecem ao ponto de dar valor para os colegas e sentem na estabilidade profissional a sua grande motivação. Buscam se adaptar às regras da organização ou instituição onde trabalham, e sentem como ameaça a tentativa de alguém querer mudá-las; C) Líderes Servidores são aqueles marcados por expansão mental e emocional que os levam a abraçar a causa dos colegas, independentemente de raça, gênero, credo ou classe social. Usam de poder e influência, rotineiramente, para servir e desenvolver a competência dos outros, e; D) Líderes Renovadores personificam a liderança que promove mudanças, assumindo postura mais sutil e abrangente. Têm a convicção de que há uma energia no Universo que é capaz de contribuir com a formação do futuro que desejam criar. Alinham entendimento cognitivo do mundo com intenso conhecimento interior ainda latente.

Uma leitura atenta sobre a breve descrição das características do líder renovador evidencia que, subjacente, existe a figura de alguém com a vontade de transformar o mundo em que vivemos. E foi inspirado nesse entendimento, e nos estudos já citados, que o Instituto Holos passou a agregar uma referência fundamental para o sucesso de qualquer ação de desenvolvimento de equipes e/ou de lideranças, seja nos seus cursos de formação ou nos trabalhos in company. Essa referência está na perfeita conjugação dos conceitos de isomorfismo e de um exclusivo conjunto instrumental de caráter científico pedagógico.

O isomorfismo transmite às pessoas e organizações a possibilidade de coerência, entendimento e aplicação cotidiana de uma visão mais ampla das leis universais. O instrumental pedagógico conjuga processos que partem do pensamento sistêmico, de fundamentos da administração, das ciências em geral e da milenar sabedoria humana. A metodologia proposta por esta exclusiva ferramenta do Instituto Holos utiliza referenciais gráficos (holográficos) para gerar o autodesenvolvimento e a ampliação da Mentalidade e Visão.

O meu entusiasmo em citar o trabalho do Instituto Holos, com seus 25 anos, é porque trata-se do único a utilizar uma abordagem humanizada e holística – ou seja, uma metodologia para compreender o ser humano como uma parte componente do Todo universal.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.