Universitário morando na casa dos pais: ou respeito recíproco ou convivência inviável

Publicado em 15 de fevereiro de 2019

Esse é o último texto que lhes escrevo estando de férias da Faculdade. Portanto achei devido tratar de outro aspecto que as férias nos proporcionam: o maior convívio com nossos pais.

A maioria de nós já é maior de idade e isto pode nos subir à cabeça fazendo nos esquecer que mesmo totalmente capazes, ainda somos e sempre seremos mais novos que nossos pais. Portanto temos que estar mais sensíveis e reflexivos com os nossos comportamentos para manter e até mesmo melhorar o respeito e humildade perante nossos genitores.

Graças ao sustento de nossos responsáveis, temos a impressão de que a maioridade apenas tem o bônus da liberdade de escolha. Claro que agora não temos mais que acatar as ordens e decisões sobre as nossas próprias vidas oferecidas por nossos pais, mas isso não significa que temos a mesma experiência que eles. Temos que achar um ponto de equilíbrio, que será fundamentado no respeito e humildade, para que a convivência sob o mesmo teto seja pacificamente possível.

Claro que nossos pais têm que fazer a parte deles também. A humildade é necessária para eles tanto quanto para nós. Se para nós a humildade é difícil, pois estamos entusiasmados com o aumento de horizonte de liberdade que vislumbramos, por parte deles a humildade pode ser difícil pois, depois de tantas experiências, podem acreditar que sabem todos os caminhos e, pior, quais deles são os certos e os errados.

Não podemos esquecer que além de argumentos racionais e experiências que eles nos apresentam, o cuidado e preocupação advindos do amor que sentem por nós também estão presentes em suas falas e, às vezes, podem se sobrepor à racionalidade. Isso, além de normal, é um ótimo sinal pois prova o amor que tem por nós. Nos momentos de discussões mais acaloradas por um discordar de ideias pode ocorrer tal sobreposição e temos que ter paciência, respeito e calma para não ofendermos tal sentimento primário de amor. Após tal discussão que conversemos mais calmos e humildes.

Caso nossos pais não percebam a diferença, nós somos os encarregados de lhe mostrar tal entre comandar e influenciar. Nossos “velhos” sempre irão nos influenciar, pois nossos valores e caráter foram construídos por eles. Comandar não é mais o papel principal, dialogar e explicar sim.

Por último, morar com nossos pais e com isso ter o sustento deles nos faz respeitá-los ainda mais. Respeito não é medo. Respeito não é dívida. Respeito é a gratidão livre, sem se sentir devedor, e compreender o cuidado e carinho que temos que ter para com eles.

Texto dedicado à minha mãezinha. Te amo muito, mãe!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.