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Uso de Plataformas no processo de Coaching

Muito vem se falando em “Mindset”, “Inteligência Artificial”, “e-Learning”, “Inteligência Emocional”, entre tantas outras coisas que presenciamos, com um componente fundamental, a tecnologia.

Ao longo da história da humanidade temos presenciado as grandes mudanças desde a era da caça até as eras da industrialização.

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, e eu também diria cientifica, e que sempre trás sofrimentos de adaptação ao ser humano, como agora, numa mudança radical na era que chamamos de a “era do conhecimento”.

Muito vem se falando em “Mindset”, “Inteligência Artificial”, “e-Learning”, “Inteligência Emocional”, entre tantas outras coisas que presenciamos, com um componente fundamental, a tecnologia.

Um grande pensador contemporâneo, disse:

“Tudo aquilo que o homem ignora, para ele não existe. Por isso, o universo de cada um resume-se ao tamanho do seu saber”. (Albert Einstein)…

… e muitos outros pensadores de nosso tempo já previam que o século XXI nos traria mudanças radicais nas questões de velocidade, profundidade e tecnologia, conforme o fórum mundial de economia e na educação.

Sabemos que o conhecimento humano está crescendo exponencialmente nos últimos anos, tanto que os cientistas fizeram um estudo como o conhecimento humano se formou: do ano de 1500 até 1900, foi construído em 100 anos, já de 1900 a 1945 ele se formou em apenas 25 anos, de 1945 à 2015 foram 13 meses e de 2015 à 2020 vão levar apenas 12 horas.

Um grande paradoxo de nosso tempo é que quanto mais devemos aprender menos tempo disponível temos para isso. Assim, nos defrontamos com um desafio aparentemente insuperável: Como continuarmos acompanhando o ritmo veloz do aprendizado de tudo que devemos conhecer, exatamente no momento em que já deveríamos tê-lo conseguido? (Rosenberg, p.1).

Portanto, devemos adquirir novas habilidades, tanto como alunos ou como professores, profissionais, ou mesmo pessoal, para enfrentar esse desafio da velocidade exponencial do conhecimento no século XXI.

A velocidade em que o planeta gira tem subido drasticamente nos últimos anos. Alguns já chamam estes termos de “a era exponencial”, tal é a celeridade com que as mudanças ocorrem e as evoluções acontecem. Temos uma ideia do que estamos vivenciando quando lembramos que o telefone levou 75 anos para chegar a 50 milhões de pessoas, a rádio, 38 anos, a televisão, 13, a Internet, 4, o iPhone (que completou 10 anos no início de 2017), apenas 3 e, mais recentemente, o Instagram, 2 anos, o Angry Birds, 35 dias e o Pokémon Go, apenas 15 dias.

O que aconteceu para tudo?

Por conta disso, os grandes pesquisadores começaram a entender como funciona a nova geração que emerge nesse novo tempo, e ainda temos que conviver com as gerações que não nasceram nesse mundo atual, de tanta turbulência, mas que suas experiências são fundamentais.

Vamos então falar de algo que no momento é importantíssimo, pois envolve a era do conhecimento, que é a Educação na era da tecnologia e que nossa disciplina “Educational Interface Design, nos propôs, mostrar um exemplo de uma tecnologia adaptativa usada na educação.

Tecnologia Adaptativa: No processo de coaching

A história de plataforma Adaptativa é recente, de 2004, criada pelo americano Salman Kan, um especialista na área financeira, percebeu a dificuldade de sua sobrinha em aprender matemática, então criou uma forma mais fácil de ensinar a disciplina através de uma plataforma que no início era seu hobby, que depois virou seu negócio e missão para ajudar estudantes no mundo inteiro a aprender matemática de uma forma toda nova e tecnológica, de acordo com o tempo que vivemos. Isso facilitou em muito o aprendizado da matéria.

Benefícios:

Essa plataforma, através da ajuda no desenvolvimento pelo Google, Microsoft, foi possível disponibilizar para várias línguas, inclusive o Brasil, onde assisti os vídeos dos professores que utilizam essa plataforma dizendo o quanto ela foi importante no ensino da matemática e quanto ela motivou os alunos a conseguirem aprender de uma forma totalmente nova, através de conquista de objetivos, no caso, a cada conquista conseguida, ganha-se um planeta, ou seja a meta é aprender matemática com um objetivo de conquista do sistema solar. Isso leva aos alunos algumas coisas importantes:

No processo de Coaching:

  1. Cooperação: aqueles que conseguem com mais facilidade conquistar seus objetivos, ajudam aqueles com mais dificuldades;
  2. Os ajuda a ter um pensamento sistêmico;
  3. Aprendem a trabalhar em equipe;
  4. Aumenta a motivação para o processo.

Nesse momento estou estudando várias possibilidades, de colocar essa tecnologia no processo de Coaching.

Em breve, terei mais novidades.

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
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