Vale a pena contratar você como Coach?

Publicado em 05 de abril de 2016

Um dos grandes desafios de quem escreve periodicamente uma coluna em blog ou jornal está na escolha do tema e no tratamento que dará ao texto, buscando manter uma relação entre o interesse do leitor e, se possível, empatia com os pensamentos alinhados na matéria. Isso não é fácil e, muitas vezes, gera no articulista dúvidas de até onde levar uma provocação pessoal ao leitor.

Quem frequenta o Espaço do Coach sabe que eu não sou muito vinculado ao politicamente correto e, em grande parte das vezes, deixo aqui pontos polêmicos à reflexão do leitor. Hoje eu vou ainda um pouco mais longe, pois passo a me inspirar em artigo de Carl Shoemaker, publicado no blog Action Coach: você se acha um bom profissional do jeito que é e fazendo as coisas como faz?

Carl comenta que, em geral, as pessoas que o contratam para ajudar no desenvolvimento de equipes são plenas de reclamações quanto aos candidatos. É a falta de perfil, o pouco engajamento, o interesse apenas pelo emprego, a pouca motivação, o baixo preparo e, com frequência, um tipo de comportamento bem diferente do que o contratante gostaria. Isso parece diferente daquilo que temos no dia a dia das empresas brasileiras?

O autor ainda sugere um método em apoio ao cliente, nesses casos: (a) faça o Job Description; (b) faça a chamada de potenciais candidatos; (c) escolha os melhores 6 ou 8 para continuar; (d) use alguma ferramenta de avaliação do perfil profissional; (e) entreviste os 3 melhores (só e em grupo); (f) faça com que o selecionado assine um Termo de Conduta e, junto a isso; (g) deixe bem claro o seu critério de avaliação para o período de experiência inicial (no Brasil, o normal são três meses).

Pense que, ao invés de ser você a ajudar o cliente em uma contratação, na realidade "você é o alvo dessa contratação". Depois de tempo e esforço para escolher os seus serviços e, indo além, com o cliente também a ajudá-lo para se integrar ao ambiente em que executará o trabalho, a expectativa normal é de que todo o processo seja produtivo e alcance resultados. Mas o que a experiência tem mostrado é que nem tudo funciona de maneira tão simples assim (e nem como muitos instrutores de Coaching gostam de difundir em suas sessões de treinamento).

E aqui onde surge proposição curiosa de Carl Shoemaker. Que tal você (Coach) pegar a sua própria avaliação de perfil profissional e comparar com a do cliente (se for o caso, às da equipe do cliente)? Isso pode ser a chave para entender melhor como se juntarão as suas ideias e princípios com os das outras pessoas com quem vai interagir. O objetivo não é que todos pensem de forma igual, nem que o Coach possa antever cenários. O que se busca é garantir que, ao instigar pontos de reflexão, o Coach fuja de paradigmas e crie equilíbrio nas relações, com variedade de ideias. Pensou nisso?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.