Vamos criar histórias de ficção?

Publicado em 15 de abril de 2014

Às vezes a gente tem a vontade de viajar pelo texto e criar uma história de ficção só para sair do sério. Deixar de lado a essência do rigor científico nas pesquisas sobre Coaching e passar a uma dimensão plausível, porém não necessariamente real. Então, hoje a vontade cresceu e eu resolvi assumir essa linha de trabalho no blog para mostrar, mesmo que numa “brincadeirinha”, o que seriam um Coach e um conselheiro prestando serviço a jogadores de futebol na escolha de carreira.

Primeiramente, vamos definir o nosso “cliente”. Como quem acompanha futebol sabe, o time do Ituano sagrou-se Campeão Paulista de 2014. Para lembrar que não foi um acaso, na sua trajetória o time superou o Corinthians, venceu o São Paulo, eliminou o Palmeiras e ganhou do Santos na final. Todo o elenco de jogadores do Ituano, uma bela mescla de novos e experientes, custa mensalmente ao clube menos do que um único jogador de ponta de qualquer dos times grandes citados.

Com a conquista, os atletas ganharam visibilidade nacional e, o clube já cogita que será difícil resistir ao assédio de times maiores com ofertas salariais tentadoras. Quem era desconhecido passou a ser cobiçado; quem já era experiente ganhou novo impulso no mercado. Para o time do Ituano a próxima competição de 2014 será o Campeonato Brasileiro da Série D e, no ano que vem, terá o direito de disputar a Copa do Brasil. Caso a vença, disputará a Copa Libertadores da América em 2016. Por interesse da direção do clube (aqui começa a história de ficção) contrataram um Coach para ajudar os jogadores na difícil decisão sobre seus futuros profissionais: ficar ou sair.

Para um empresário-conselheiro que olhe seu cliente em perspectiva arrojada e materialista, não há dúvidas de que o jogador deverá aceitar qualquer convite que lhe traga oportunidade de destaque no clube grande, com salário melhor e projeção pessoal crescente. Quem sabe, em pouco tempo, não venha um convite da Europa? A simples visão da possibilidade levantada pelo conselheiro de ir jogar na Inglaterra, Espanha, Itália ou outro país por si só já é tentadora. Mesmo para um jogador veterano, ir para outro clube ganhar um bom dinheiro em final de carreira é algo que já faz sorrir.

Se o conselheiro entender o contexto do cliente pela perspectiva menos materialista que do caso anterior e com projeção de médio prazo, poderá dizer ao jogador que a família já está instalada em Itu, filhos na escola e o ambiente é acolhedor. O salário que ganha poderá renegociar, ainda que menos do que ganharia fora, mas em um clube que poderá projetá-lo ainda mais no ano que vem com a Copa do Brasil 2015. Vale a pena investir em participar do projeto de crescimento do Ituano e de uma exposição ainda mais ampla no cenário nacional. Apostar em um ganho maior no futuro, ter a estabilidade familiar numa cidade bem agradável e aproveitar o momento vitorioso. Para que sair, mesmo ganhando mais, e trocar a certeza de ser titular por um banco de reservas no time grande?

Claro que, para efeito desta nossa viagem pela ficção, tudo está muito simplificado. Mas alguém viu impropriedade, erro ou sugestão fora do normal para a relação entre o empresário-conselheiro e o seu jogador-cliente? O que significa dizer que um aconselhamento sério e competente tenderá a sempre apontar caminhos positivos e factíveis. Mas como, nessa mesma situação, agiria um Coach experiente na esfera de opções de carreira?

O Coach trabalha com perguntas para estimular a reflexão do atleta quanto às várias perspectivas que a troca de clube ou a permanência no Ituano poderiam trazer à sua vida. Sem a influência direta de qualquer opinião externa e com base nas próprias respostas, tendo o apoio emocional do Coach quando necessário, o atleta decidiria o rumo a tomar com a convicção de ter pensado em todos os aspectos que influenciam sua opção e seu futuro. Por isso, sempre afirmo e reafirmo: a essência do Coaching é estimular a autorreflexão do cliente, seja um executivo, estudante ou jogador de futebol!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.