Vamos fazer o cavalo beber a água!

Publicado em 16 de agosto de 2016

Eu publiquei, há pouco mais de um mês, um artigo com o título “Você não obriga um cavalo a beber água!”. Aquela argumentação estava baseada em um trabalho científico conhecido, do qual derivaram vários outros estudos sobre motivação e liderança. Pois não é que Peter Thompson, já citado em postagem anterior como consultor, mentor e Coach, desafia aqueles conceitos e vem garantir que consegue fazer “o cavalo beber a água”? Afirma ele que tem uma regra infalível para que a comunicação seja cada vez mais persuasiva, não só a verbalizada, mas também incluindo e-mails, folhetos, anúncios, mala direta e audiovisuais.

Para ele, a essência de qualquer comunicação é despertar a curiosidade na outra ponta. A maioria das pessoas diz que você pode levar um cavalo até a água, mas você não pode fazê-lo beber. E um exemplo simples e divertido, que pode ser realizado com amigos, é encaminhar uma mensagem de voz propondo algo interessante, mas que esteja incompleta (grave uma parte e, na hora do recado final, interrompa sua fala). Segundo Thompson, por pura curiosidade a pessoa irá lhe telefonar para saber do resto da mensagem. Isso se chama “curiosidade em movimento” e o conceito pode ser aplicado nas suas relações profissionais.

Ao ler isso, lembrei-me que o sorriso enigmático da Monalisa, de Da Vinci, até hoje gera um debate intenso, assim como ocorre com a discussão se Capitu traiu ou não traiu Bentinho, na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Voltando ao foco, você desperta a curiosidade de um cliente quando coloca um post-it com a anotação simplificada ou uma referência pouco explicitada. Por exemplo, pense na frase "sua taxa de desconto especial é mostrada na página 12". Quanto mais estimular a curiosidade melhor será e, certamente, perguntar é uma forma de provocar curiosidade, aqui agora chegando mais próximo do ambiente Coaching.

E Thompson lembra a técnica que os programas de televisão utilizam, que é a concatenação entre a curiosidade estimulada no telespectador e a manutenção de audiência. Concatenação significa uma série de tópicos ligados entre si (vem da palavra latina que significa cadeia), sendo um exemplo aquele show de perguntas e respostas criando desafios entre pessoas (homens e mulheres, marido e mulher etc.). O essencial é que a mensagem sempre seja personalizada para o interlocutor e que remeta a aproximação ao caminho de solução para algum problema que o outro está vivenciando (ou se presume que esteja vivenciando).

Enfim, vamos pensar no quanto a nossa vida mudaria se todas as nossas mensagens aos outros fossem lidas e gerassem alguma resposta. Se todas as nossas perguntas para quem nos interessa perguntar algo fossem analisadas e, pela curiosidade despertada, isso sinalizasse um caminho adequado para se buscar alguma meta. Pois é isso que o Coach deve fazer com o cliente. Valorizar que a sua pergunta serve para provocar uma curiosidade e que a resposta será dada pela pessoa mais importante que pode ajudá-lo em cada momento, que é ele mesmo! Se conseguir fazer isso com competência, terá provocado a sede e terá feito o seu cliente chegar aonde deseja. É a metáfora de que se pode sim fazer o cavalo ir beber a água!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.