Visão e Compromisso

Publicado em 16 de novembro de 2018

“Nada de muito importante acontece sem um sonho. Para que algo realmente grande aconteça é preciso que haja um sonho realmente grande” Robert Greenleaf. (1904-1990, fundador do Centro para Liderança Servidora) 

O ponto inicial para a escolha do destino é a visão. Sem saber claramente para onde queremos ir ou que objetivos atingir nunca saberemos como escolher o melhor caminho. Um bom projeto somente pode ser executado se estiver conectado a uma visão; caso contrário, nada acontece.

A visão, muitas vezes, é ofuscada pelas desordens de momento, e, repentinamente, desponta e abre uma janela incrível de oportunidades mostrando como a vida poderia ser enquanto lidamos com a vida como ela é.

A visão está ligada ao “porquê” e lida com os mais profundos desejos intangíveis ligados aos propósitos de vida e deve preceder os objetivos que são representados por “o quê”. Ou como nas palavras de Napoleon Hill (Psicólogo Norte-americano e autor profícuo) “um objetivo é um sonho com prazo”.

Vamos refletir sobre isto: Sentimo-nos inspirados com o que fazemos? Se sim, podemos representar essa inspiração em palavras? Se não, provavelmente tivemos uma visão e a perdemos ao longo do tempo ou, o que é ainda pior, nunca tivemos uma visão…

A visão é o Norte de nossa bússola da vida e inicia-se com um sonho, sim é isto mesmo, com um sonho. Isto significa pensar grande, representar o que realmente queremos e não o que achamos que é apenas possível.

Em todos os aspectos da vida, a visão deve preceder a definição de objetivos, a estratégia a ser adotada e as ações (sem o que a visão é apenas um sonho) a serem implantadas.

Exemplos não nos faltam para comprovar que a visão (sonho), objetivo, estratégia e ação representam o caminho eficaz para o sucesso (ressaltando que tudo deve começar com um sonho). Basta examinar os exemplos de Jack Welsh (General Electric), Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (PayPal, Tesla Motors, SpaceX) entre tantos outros para comprovar a correspondência entre visão e sucesso

Em minhas atividades como coach/mentor de executivos tenho constatado que muitos executivos não têm visão alguma do que querem para suas vidas e para suas carreiras. Estes profissionais têm dificuldade enorme em declarar sua visão e missão com convicção; a maioria dá desculpas explicando porque eles podem falhar ou que serão criticados ao declararem seus objetivos; são como embarcações em mar revolto e vão para onde o vento os levar. Por outro lado, aqueles que têm uma visão clara do destino a atingir aproveitam ventos favoráveis e mesmo com possíveis desvios de rota sabem perfeitamente aonde querem chegar.

Esta desconexão com o futuro afeta e muito o desempenho profissional daqueles que não têm visão clara acerca de suas vidas e suas carreiras; como um gestor financeiro pode cuidar das finanças de uma organização se é incapaz de planejar o futuro e gerir adequadamente seus próprios recursos atolando-se em dívidas ou, ainda, pode-se aceitar a orientação de um médico por uma vida saudável e alimentação balanceada se ele é obeso, fumante e estressado?

Assim, o objetivo maior em processos de Coaching e Mentoria para este tipo de profissionais é, em primeiro lugar, definir o que querem para suas vidas e carreiras e, desta forma, tornarem-se  gestores eficientes, pois tanto em suas vidas como nas suas funções executivas serão sempre guiados pela bússola da visão e, assim, definirão objetivos, determinarão as estratégias  apropriadas e assumirão compromisso com ações para transformar planos em realidade.

Assim, ao ter uma visão clara do que quer, você deixa de apenas reagir e pode mudar o rumo de sua vida; deixe de ser coadjuvante e passe a ser protagonista de sua história!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.