Vitória ou Sucesso?

Publicado em 08 de maio de 2018

O Institute of Coaching, localizado em Boston-EUA, está promovendo de forma bastante ativa o seu próximo encontro, que envolve a apresentação de pesquisas desenvolvidas por profissionais de todas as partes do mundo. Eu tive o prazer de apresentar um trabalho em 2012, e foi um momento inesquecível. Quem quiser mais informações, acesse o link.

Quero trazer algumas das considerações mais recentes postuladas pelos especialistas do Instituto. Começo por abordar um tema relacionado com metáforas, base de meu artigo anterior. Cristina Gibson, professora da Universidade da Austrália Ocidental, publicou um artigo com Mary E. Zellmer-Bruhn: “Metáforas e Significado: Uma análise intercultural do conceito de trabalho em equipe”. A cultura impacta na vida organizacional de várias formas e, especialmente, aparece com força nos trabalhos em equipe. Ela explora as diferentes definições que as pessoas, ao redor do mundo, têm do trabalho em equipe, conforme indicado pelas metáforas que usam. As equipes dos EUA muitas vezes fazem referências esportivas, tendendo a ver o trabalho em equipe como análogo ao trabalho no campo de esportes.

Ali, frequentemente, as metáforas incluem declarações como "Jill é nossa grande estrela" ou "Meu líder de equipe age mais como treinador do que como arbitro". Curiosamente, essas metáforas definem as expectativas de como as equipes serão gerenciadas, incluindo o escopo e os objetivos. As equipes esportivas, geralmente, têm um papel bastante restrito no escopo (posição do atleta no jogo), sendo que a associação é voluntária e os objetivos são claros, ou seja, sempre recai em ganhar ou perder. Nos EUA, as pessoas que descrevem suas equipes de trabalho com metáforas esportivas, tendem a esperar que os outros entendam facilmente essa linguagem, bem como as expectativas dos participantes.

Outro tema muito presente é o feedback. Leia qualquer texto popular sobree gerenciamento de pessoas e encontraremos uma seção sobre a importância do feedback, mas nem sempre há um adequado estudo de sua utilidade. Na verdade, quando usado de forma inadequada, o feedback pode prejudicar o desempenho do cliente, sendo fundamental ao Coach saber quando usá-lo e como usá-lo de maneira eficaz. Dessa forma, irá contribuir com as intervenções de Coaching e também fornecerá recursos úteis para os clientes executivos (que precisam fornecer feedback como parte de suas funções).

Evoluindo do Coaching Executivo para o de Negócios, tem-se uma metodologia muito usada para ajudar as organizações a alcançarem objetivos estratégicos, aprimorarem a capacidade de liderança e criarem mudanças culturais. Necessidades organizacionais mais amplas são colocadas à frente e no centro, e o Coaching é usado para ampliar as mudanças em toda a organização (ou, instituição). Embora haja clara sobreposição, esse enfoque amplo está em contraste com o Coaching Executivo ou de Liderança, que tem como alvo as necessidades de desenvolvimento do indivíduo.

Vale lembrar que, por definição, o Coaching de Negócios depende de um quadro de Coaches chamado de “Painel de Coaching”. Painéis excepcionais são aqueles cuidadosamente montados com perguntas afins ao caso em estudo e já respondidas, para que possam ser integrados em programas de desenvolvimento de liderança com o objetivo de direcionar capacidades específicas (por exemplo, autenticidade, formação de equipes, colaboração, inovação). Pesquisas mostram que o Coaching, como complemento ao treinamento de desenvolvimento de liderança, aumenta a performance.

Finalizando, eu sugiro que todos acompanhem esta apresentação de 2001 (mais de 1,2 milhão de acessos e legendas em português), em que o especialista John Wooden abordou, com profunda simplicidade, o conceito de sucesso e sua diferença com ser vitorioso. Ele insta todos nós a buscar o melhor em si próprio e compartilha o conselho que deu a seus jogadores na UCLA – Universidade da Califórnia. Vale a pena assistir, pois se os estudos acadêmicos tratam de “alta performance”, Wooden desmistifica a busca da vitória e do sucesso.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=0MM-psvqiG8







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.