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Você conhece a Matriz de Mentoria?

Baseado no modelo de Liderança Situacional, a matriz de mentoria pode ser utilizada em diversas situações do dia a dia profissional, de maneira prática e direta. A sua utilização auxilia tanto mentorados, coachees e funcionários quanto coaches, mentores e gestores.

Durante muitos anos, eram consideradas inteligentes apenas aquelas pessoas que desenvolviam habilidades ligadas à lógica e matemática. Essa associação durou por décadas: inteligente é quem tem um QI alto, diziam. Por décadas, o QI (Quociente Intelectual) passou a ser a principal ferramenta de avaliação da inteligência.

Recentemente, entretanto, pesquisas mostraram que diversos tipos de inteligência coexistem: a corporal, (onde se destacam os atletas), espacial (destacamos arquitetos e fotógrafos) a musical e a interpessoal, por exemplo. A Teoria das Múltiplas Inteligências ajudou a revolucionar a área da educação, apresentando 7 tipos diferentes de inteligências.

Trazendo a discussão sobre inteligência para o desenvolvimento de negócios, e se fosse possível medir e desenvolver a “inteligência empreendedora?”. Inauguramos a coluna Quociente Empreendedor com o assunto Matriz de Mentoria. Espero que goste desse modelo, que pode ser utilizado, tanto para desenvolver empreendedores que atuam no negócio próprio, como para gestores em organizações.

Caso tenha algum comentário, dúvida ou queira sugerir tópicos para serem abordados na coluna, entre em contato comigo. Vamos nos desenvolver juntos nosso Quociente Empreendedor!

Você conhece a Matriz de Mentoria?

Entre 2013 e 2015 fui aluno na New York University (NYU), onde tive a oportunidade de conhecer uma variedade de teorias e práticas ligadas ao desenvolvimento de adultos.

Durante essas pesquisas, tive contato com diferentes modelos de ensino-aprendizagem que podem ser aplicados à area de negócios. Entre eles, destaco a Matriz de Mentoria desenvolvida por Gerald Grow, professor da Florida A amp;M University.

Publicado no Adult Education Quarterly Journal, o artigo “Ensinando Estudantes a Serem Auto-Dirigidos” apresenta exemplos claros de boas práticas a serem seguidas em qualquer situação relacionada ao ensino e aprendizagem.

Embora o nome Matriz de Mentoria sugira foco na relação Mentor-Mentorado, a ferramenta é útil também em situações como Coach-Coachee, Professor-Aluno, Chefe-Subordinado ou Mestre-Aprendiz.

A Matriz de Mentoria

Baseada no modelo de Liderança Situacional, a Matriz de Mentoria propõe que estudantes avancem em estágios de auto-direção cada vez mais sofisticados, e que professores podem impulsionar ou atrapalhar esse desenvolvimento.

Isso significa que, de acordo com o modelo de Grow, o objetivo final “ideal” de um aluno adulto é que ele se torne independente ao longo do processo de aprendizagem. Além disso, esse “se tornar independente” ocorre em fases, sendo que cada pessoa amadurece de maneira diferente.

Ao observar como seus alunos adultos se desenvolviam, Grow percebeu que se dava bem com alguns, enquanto com outros ele tinha dificuldades de relacionamento.

Aplicando seus conhecimentos na área do ensino, ele criou um modelo que compara o estágio do Aluno (chamado de Profissional, na tabela) com o Professor (chamado de Coach/Mentor). Vamos analisar como essa matriz funciona.

Primeiro, pense alguém autodirigido, que seja pró-ativo, decidido e responsável pelas coisas que decide aprender. Imagine o que ocorre quando esse profissional encontra um Mentor, Chefe ou Professor autoritário, que exige um comportamento específico. Essa relação é apresentada na matriz como sendo uma Incompatibilidade Severa. Nessa situação, é provável que os dois entrem em conflito: um procurando liberdade, enquanto o outro exige ordem.

Por outro lado, quando um profissional dependente trabalha junto a um professor autoritário,essa situação é apresentada como Compatibilidade. Afinal, quando alguém está perdido na rua, por exemplo, nada mais confortável do que receber uma orientação clara e direta sobre que caminho seguir.

O problema é que um mesmo profissional alterna constantemente entre os tipos dependente, interessado, envolvido e autodirigido. Ou seja, o papel do Coach, Mentor e Professor é um pouco mais complexo. Afinal, ele precisa se adaptar constantemente ao profissional que está ajudando a desenvolver.

Quer saber como melhorar suas relações profissionais utilizando ferramentas como a Matriz de Mentoria? Acompanhe minha coluna mensal, Quociente Empreendedor, onde vou abordar de maneira descontraída pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de empreendedores que atuam em negócio próprio ou como gestores em organizações.

Thiago de Carvalho é Mestre em Educação e Ensino de Negócios pela New York University, professor do Insper e da Fundação Getúlio Vargas, Associado Acadêmico no Brasil da Higher Education Academy – agência oficial de capacitação e certificação de docentes do Reino Unido e Country Manager da Clinton Education, onde é pesquisador-líder da metodologia QEMP. Possui experiência nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, onde dirigiu e treinou diretamente equipes de 2 a 350 pessoas. Somada à experiência executiva, empreendeu no ramo varejista de moda, e-commerce e EdTech. Entre reconhecimentos do mercado, foi eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo. No Insper, foi reconhecido como alumnus destaque. Como mentor, recebeu o prêmio de melhor Plano de Negócios Escrito na edição latino-americana da competição promovida pela University of Texas at Austin. Em Nova Iorque, seu projeto no Startup Weekend Education ganhou o primeiro lugar na divisão impacto social.
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