Você costuma procrastinar?

Publicado em 06 de setembro de 2016

Um estudo americano, da universidade do colorado, em Boulder, EUA, publicado em fevereiro de 2014, traz a notícia da existência de um componente genético no hábito de deixar as coisas para amanhã. Ok, mas, genético ou não, continuamos com um problema, e nem sempre encontrar a origem é encontrar a solução. Continuamos com a necessidade de fazer as coisas e faze-las em tempo. Ainda há a necessidade de modificar nosso comportamento para conseguir superar tal hábito de adiar as coisas.

Analisando mais de perto a procrastinação, podemos entender que esta seria um subproduto da impulsividade. A pesquisa supracitada diz que há um mesmo gene para ambas as coisas e que para o homem primitivo os planos de longo prazo não eram algo muito importante. O que importava mesmo era o agora. Hoje temos mais facilidades no nosso cotidiano e podemos programar nossas atividades a longo prazo.

Deixando a ansiedade provinda da impulsividade de lado, vamos focar na procrastinação e em como superar, afinal sambemos que profissionalmente, deixar tudo para a última hora não é algo muito bem visto. Além do risco de atrapalhar a produção, ou execução de alguma atividade, pode gerar uma imagem desfavorável ao profissional. A procrastinação não é aquela falta de vontade de realizar alguma tarefa. Esta é a preguiça. A procrastinação é um atraso irracional de uma ação pretendida. É deixar para fazer, por algum motivo, depois algo que se quer fazer.

O complicado deste hábito, é que ele pode causar culpas, tensão e estresse. Sem falar na ansiedade que acompanha o fato de ter que fazer algo de última hora. Cada pessoa tem uma forma diferente de procrastinar. E mais importante de saber qual a sua forma, é saber como evitar tal atitude.

Fazendo uma busca rápida pela Internet, percebi que o assunto é muito bem explorado, existem várias receitas para se livrar deste comportamento. No meu ver a questão não é apenas qual o melhor caminho a seguir. Primeiro deve-se ter a real noção da necessidade da mudança, querer mudar, e aí então buscar a forma mais adequada ao seu padrão de funcionamento.

Sabe-se que quando há comprometimento com uma tarefa, real e completo, fica mais fácil de que tal tarefa seja realizada em tempo. Então, este, pode ser entendido como uma das formas de evitar a procrastinação. “Tirar” do plano mental uma tarefa também ajuda. Escrever o que se precisa fazer, listas, atividades ou metas, favorece que possamos visualizar as atividades a serem realizadas. Importante escrever com detalhes, como hora e que é necessário para realizar a atividade.

Outro ponto importante é a motivação. Uma pessoa motivada a perseguir suas metas tem mais possibilidade de realizar suas atividades do que uma com menor motivação. Gerar metas equilibradas é uma forma de manter a motivação na caminhada. Quando a meta é muito distante, ela pode ser “quebrada” em partes, em metas menores, que quando alcançadas ajudam a atingir a meta maior. Pouco antes falamos da importância de tirar do mental as tarefas, bom, é importante também uma boa organização para que criemos uma rotina com disciplina que possa nos auxiliar a evitar a procrastinação.

Bom, existem outros passos tão importantes quanto esses, mas já podemos ver que é possível evitar a procrastinação. Entre as atividades proporcionadas no processo de Coaching, podemos encontrar muitas outras formas de superar o hábito da procrastinação.

Então, busque mais informações sobre o processo hoje mesmo. Não deixa para amanhã.

Para ler mais artigos como este, clique aqui.

Um abraço!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.