Você é Coach ou é um empreendedor?

Publicado em 12 de maio de 2015

Li recentemente um interessante texto em que o autor debatia a questão do profissional independente e sua vocação ao empreendedorismo. Percebi que valia a pena lançar esse mesmo tema em debate aqui neste espaço, pois os nossos amigos Coaches precisam sempre exercitar o lado de “negócios” em paralelo aos aspectos “técnicos e metodológicos” do Coaching, o que também é importante.

Aqui vale a brincadeira da “coisa” (uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa). Ou seja, uma coisa é estar à frente do Coachee e saber conduzir o processo de Coaching de forma a construir o caminho para a meta negociada. Outra coisa é ter uma relação negocial com o público de interesse, construindo imagem, posicionamento, marca pessoal e portfólio de clientes. Para isso também existem técnicas e os passos exigem planejamento e execução consistentes.

Se mesmo empresas qualificadas muitas vezes erram, ao liderar o próprio negócio os cuidados do empreendedor ficam ampliados. Como o Coach pode consolidar o seu domínio da técnica com a formação do empreendedor bem sucedido?

Para começar, a falta de informação somada ao despreparo é mortal, levando qualquer um ao fracasso. Parte superior do formulário

Para tPara conquistar  Para conquistar dinheiro, satisfação, reputação e, até mesmo, ser dono do seu horário, o Coach deve ter um ritual dedicado ao exercício do empreededorismo, sabendo que vai haver situações desconfortáveis, para não dizer desanimadoras. Mas nenhum fato deve ser mais forte do que o sonho de solidamente construir a carreira. Hoje há livros, cursos e até profissionais (Coaches especializados) que ajudam um Coach a ser um empresário bem sucedido.

Algumas características são fundamentais e resumem os caminhos sustentáveis para o profissional sair vitorioso em sua saga empreendedora. Ele deve estar disponível ao cliente e aos parceiros, ter visão integrada de seu negócio (funções e processos), motivar-se mesmo diante de dificuldades, ter o corpo saudável e a mente afiada, ser idealista e nunca irrealista, compreender problemas complexos e consolidar planejamento e estratégia para várias ideias simultâneas quanto aos seus negócios, ter senso de urgência e, não menos importante, aprender a controlar o estresse, a ansiedade e manter a estabilidade emocional.

UFA! Tudo isso parece fácil, quase que motivando o Coach a só estar diante de seu Coachee fazendo o atendimento, fugindo desse jogo empresarial que parece uma medusa pronta a atacar. O importante é “quebrar a própria crença limitante” que pode ocorrer e “ganhar confiança ao conseguir desenvolver o perfil empreendedor”.  À medida que o dia a dia evoluir positivamente, com mais clientes, é até possível haver uma crise para o Coach empreendedor vencer (é o caso clássico em que outros Coaches também atuam). O empreendedor tende a centralizar tudo e vira um gargalo, se não instituir instrumentos de controle e uma disciplina rígida de horários e responsabilidades.

Enfim, entre os limites extremos do técnico puro (ainda que competente Coach) e o empresário arrojado (dando prioridade ao negócio e não ao cliente) há um largo espaço a ser preenchido e que terá validade inquestionável (seja com ligeiro desequilíbrio para um lado ou outro). Então, tomo a liberdade de apresentar o meu modelo DIVO, que já comentei em palestras, como forma de um Coach pensar seu negócio, mantendo prestação de serviços com qualidade.

Tudo começa com o D, de Determinação (indo além da vontade e do propósito, mas entendido como determinar a ação, o que se quer construir). A letra I diz respeito à coleta e tratamento de Informação, que gera forte interação com o passo anterior, voltado à ação. Ou seja, a informação obtida pode interferir na ação prevista e esta pode exigir nova informação. Não se criará aqui a sofisticação do plano de negócio, mas sim a visão integrada entre o que se pretende construir e o que o contexto viabiliza (ou não). Em qualquer empreendimento é fundamental ter bem claro qual o Valor agregado (letra V) que se gera ao cliente (simplificadamente, em que nossa oferta será diferenciada e melhor que a dos concorrentes). Finalmente, a letra O significa a Operacionalização, isto é, quando se coloca em prática o conjunto de ideias e ações que se consolidaram a partir desse exercício de planejamento para o empreendedor.

E você, sentiu correspondência do modelo DIVO com seu cotidiano de Coach empreendedor? Que tal praticar?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.