fbpx

Você é Coach ou Marqueteiro?

Nestes anos em que atuo como Coach tenho ouvido de colegas em início de carreira, uma pergunta recorrente: Como você consegue ter fila de espera? Você é Coach ou Marqueteiro? Eu tenho uma ótima resposta para isso. Quer saber qual é?

Nestes anos em que atuo como Coach tenho ouvido de colegas em início de carreira, uma pergunta recorrente: Como você consegue ter fila de espera? Você é Coach ou Marqueteiro?

Normalmente a pergunta é feita desta forma, com um leve toque depreciativo, pois temos usado o termo “marqueteiro” com mais frequência para o profissional de marketing político que ultimamente anda às voltas com a Justiça.

Pela minha formação familiar sempre tive como missão de vida auxiliar pessoas, tanto que, após os 50 anos de idade, atuar como Coach foi o caminho natural, afinal com uma longa vida executiva poderia auxiliar as pessoas com a experiência adquirida, porém agora de uma maneira mais sistematizada e estruturada.

Costumeiramente, costumo responder aquela pergunta explicando que nada mais faço do que aplicar na minha marca pessoal o que aprendi no mundo corporativo, talvez agora com muito mais trabalho e transpiração, pois não tenho mais o apoio dos diversos departamentos que tinha até então.

Após esta explicação costumo fazer uma metáfora que fazia na empresa e agora faço com meus coachees: se você fosse um produto em uma prateleira de um supermercado, ao lado de tantos produtos semelhantes, por qual motivo você seria escolhido? E continuo: O que me leva escolher um produto e não outro? Que características tem? É um produto conhecido? Tem referências? Que valores agrega ao produto? Qual o nível de exposição na mídia? Qual a sua identidade visual?

Qualquer profissional que consiga responder a estas perguntas de forma consciente e isenta de emoções, tem um material muito rico para melhorar o seu MKT share, bastando que ele crie estratégias e táticas para se fixar no mercado.

Atualmente, seja você um funcionário de uma empresa, seja um profissional liberal, a sua ascensão profissional está bastante relacionada a estes detalhes, pois em um mundo dinâmico como este em que vivemos, todos temos que implementar ações de marketing à nossa vida profissional ou pessoal.

Não quero abordar aqui a sua capacidade técnica e profissional, ela é fundamental. Desconheço atividades profissionais em que o indivíduo possa se descuidar da sua capacitação contínua, porém não basta você ser muito bom naquilo que faz, as pessoas precisam saber o que, onde e como você faz.

Milton já cantava: “Todo artista tem de ir aonde o povo está” (Nos Bailes da Vida). Uma das sugestões que costumo dar aos colegas novos é estar sempre em reuniões, lugares ou eventos onde seus possíveis coachees se encontram, ali sim, ser um pouco marqueteiro não fará mal para ninguém.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa