Você é, realmente, um parceiro?

Publicado em 19 de julho de 2018

No contexto atual, alguns profissionais utilizam a palavra “parceria” como um recurso necessário e recorrente para se sentirem inseridos, porém utilizam apenas como um disfarce para sua real intenção que é se alinhar aos valores evidenciados na sociedade de hoje onde impera o conceito da colaboração, cocriação, compartilhamento de informações e principalmente do bem-estar comum (tendência comportamental).

Simplificando, acreditam que parceria é a palavra da vez e precisam transparecer à sociedade que fazem parte dos mesmos valores e propósitos.

Tenho visto muitas parcerias efetivadas se comportando dentro do velho modelo que há décadas não funciona, o “ganho individual”, estes agem como espiões industriais, sugam toda informação possível e tratam os seus parceiros como se fosse um feroz concorrente. Sabe aquele parceiro que ao estar no meio do seu relacionamento o proíbe de mencionar a sua especialidade com medo de perder o cliente mesmo você sendo seu parceiro?

Ou o parceiro que troca informação, adquire experiência, conteúdo e na hora do relacionamento com clientes ele atua sozinho? São apenas dois exemplos dentro de uma gama extensa que todos nós conhecemos.

Isto não se limita ao conhecimento intelectual, pois hoje as informações, como é de conhecimento notório, estão abertas e acessíveis a todos, eu me refiro à sua experiência vivencial, aquele “pulo do gato” que você demorou anos para entender, aprender e atribui-la à sua vida.

Este tipo de profissional quer sempre tirar vantagem em tudo, no popular “não dão um ponto sem nó”, normalmente, são simpáticos, empáticos, falantes, persuasivos, entendem de tudo, conhecem todo mundo e estão sempre prontos para ajudar, mas com um único intuito, usar o bom relacionamento, imagem e conhecimento do seu “parceiro”.

Nestes anos de atuação e relacionamento com o mercado, vi grandes e leais parcerias como também parcerias extremamente tóxicas e desleais com grandes decepções como também alegrias e crescimento mutuo.

Observe como são as suas parcerias, você realmente está disposto a somar expertises ou apenas tirar proveito da expertise de outrem?

Na hora de estar se relacionando você trata o seu parceiro como um parceiro que agrega para o crescimento de ambos, divide experiências, compartilha novos conhecimentos, indica clientes que não são relacionados com as suas habilidades e especialidades? Ou você, simplesmente, o vê como um concorrente, o ignora completamente e acha que pode fazer tudo sozinho?

Este é o momento de reavaliar a sua conduta e interesses, identificando se você é um parceiro ideal ou tem um parceiro ideal.

O que é Parceria afinal?

Parceria: substantivo feminino: reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum; companhia, sociedade.

É o “Ganha–Ganha”, uma relação mútua entre profissionais ou empresas com o objetivo de beneficiar a todos os envolvidos, a somatória de experiências, conhecimento, talento, habilidade de ambos os parceiros para o crescimento sustentável e alinhado aos valores dos seus clientes e da sociedade.

Quando impera o “ganha-ganha” e estabelece verdadeira parceria, ambos adquirem um diferencial gigantesco perante os consumidores mais exigentes e um mercado cada vez mais competitivo que dificilmente se trabalha ou se relaciona sozinho.

Suas principais vantagens são: a compatibilidade de objetivos, aumento de rentabilidade e visibilidade para ambos, confiança, credibilidade, melhora significativa no relacionamento com o mercado e clientes, fortalecimento e sustentabilidade em suas operações, potencialização das habilidades, aprendizado contínuo, colaboração, cocriação, soluções inovadoras e eficazes e um sucesso com crescimento exponencial e sustentável.

Alguns passos iniciais para uma parceria ideal:

  • Pesquise sobre o seu provável parceiro, identifique como ele é visto por outros profissionais e clientes (imagem), como atua no campo profissional e pessoal e principalmente se a sua fala condiz com as suas atitudes;
  • Especifique o projeto em comum delineando quais são as responsabilidades e como cada um poderá contribuir;
  • Tenha um propósito comum e valores que se alinham;
  • Estabeleça o benefício que seja bom para ambos os lados (ganha-ganha);
  • Paute a parceria na sinceridade, clareza, confiabilidade e credibilidade, pois a quebra de qualquer uma, gerará consequências desastrosas e não obterá lucros e benefícios aos envolvidos;
  • Garanta a solidez da parceria lembrando que é uma relação praticamente diária, onde poderá existir divergência de opiniões, principalmente, pelo acesso irrestrito de informações graças à globalização.

Mesmo com inúmeras vantagens, a diferenciação e a soma de forças e competências, ainda existem muitos profissionais que insistem nas parcerias “só para inglês ver”, pois só enxergam o próprio umbigo, seu ego envaidecido, agindo permanentemente como sanguessugas que se abstêm do mal que fazem a todos os envolvidos e principalmente do mal que fazem a si mesmos.

E você tem e é um parceiro verdadeiro ou também acredita que todos os parceiros são seus concorrentes potenciais e que você pode dar conta de tudo sozinho?

Hoje as pessoas são únicas em seus desejos e necessidades e por isto a soma de visões diferenciadas é um ganho extraordinário para quem deseja entregar soluções eficazes e assertivas.

“Sozinhos somos apenas tolos que lutamos diariamente por um espaço, juntos somos extraordinários, surpreendentes e mais fortes” (Adriane Yared)

Adriane Yared







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.