Você é responsável por construir sua marca pessoal

Publicado em 27 de fevereiro de 2019

A economia mundial está cada vez mais em mudança e radical, funções e cargos estão se extinguindo, empresas buscando novas formas de se adaptarem nessa nova sociedade do conhecimento.

As escolas buscando novas formas de ensino, usando a tecnologia, plataformas de ensino, novos layouts, novas formas de se buscar o conhecimento, e nesse artigo quero compartilhar com vocês sobre a construção de nossa marca pessoal no mundo de hoje, isso serve para todas as carreira, empresas e estudantes, ou seja, como se estabelecer em um mercado totalmente vulnerável, principalmente, num país onde a educação é precária e sua cultura ainda é de levar vantagens.

Se não mudarmos a forma de pensar, vamos morrer em nosso mercado.

Tim Sanders, escreveu no seu livro “O Amor é a Melhor Estratégia”, sobre isso, com o título de “Você constrói uma marca pessoal diferenciada”:

“Como na nova economia a pessoa é valorizada e remunerada por seu conhecimento e sua rede mais do que por sua experiência ou currículo, se você veio pelo caminho tradicional pode ter a impressão de que está tudo virado de cabeça para baixo.

Mas uma marca bem-sucedida sempre há de lhe servir como uma alavanca poderosa. Isso vale para produtos, empresas e pessoas: seja o hambúrguer do McDonald’s, a CNN ou o Pelé, construa uma marca para que as pessoas possam confiar em você, gostar de você, querer você. Se você não constrói uma marca, corre o risco de virar mercadoria barata, em outras palavras, corre o risco de se tornar uma pessoa descartável, alguém que desempenha uma função que ainda não foi automatizada, mas que provavelmente será em alguma data futura. E há milhões de você lá fora, gerentes de nível intermediário, planejadores financeiros da empresa, fornecedores de serviços. No momento em que alguma firma de software começar a vender um programa que faz a mesma coisa que você, considere-se desempregado. Você é uma mercadoria barata que foi substituída por outra mais barata ainda. Como diz o guru de negócios Tom Peters, ‘Quem não se diferenciar vai se extinguir.’

A melhor resposta para essa ameaça é se diferenciar. A boa notícia é que esse negócio de mercadoria barata não existe, existem pessoas que pensam como se fosse.”.

Pensando nesse futuro que está emergindo, e bem de pressa, podemos nos perguntar: Eu penso que sou uma mercadoria barata?

Para verificar isso, preciso analisar as três coisas importantes na minha carreira, no meu produto, na minha mercadoria: A minha resposta é rápida a isso? O meu negócio tem fundamentação e profundidade teórica e base conceitual testada? Uso tecnologia de ponta no meu negócio?

Eu tenho percebido, principalmente no mundo do Coaching, que isso não vem acontecendo, vários profissionais superficialmente preparados, cobrando preço de mercadoria barata, sem fundamento algum, leu algum livro, ou fez um curso de final de semana, e sem experiência alguma, adentra ao mercado se colocando como um coach.

Posso dizer com muita certeza, seu produto já nasceu morto, por isso a grande dificuldade de ter no mercado, e ser reconhecido por isso, coaches realmente com uma etiqueta que é o desejo de todos.

Fica para sua reflexão: Qual é o meu diferencial no meu mercado? Isso poderá virar uma commodity? Alguém poderá mecanizar meu produto?

Lembre-se que seu conhecimento, experiência são valores substanciais no mercado em que estamos atuando, ou seja, do conhecimento.

E ainda as competências também estão cada vez mais em mudança, o próprio Fórum Mundial da Economia já listou as dez mais para 2020:

  1. Adaptabilidade Proativa;
  2. Resiliência Evolutiva;
  3. Liderança por Propósitos;
  4. Cultura Digital;
  5. Cocriação e Prototipagem Rápida;
  6. Empatia Multifocal;
  7. Solução da Complexidade;
  8. Fazer menos e melhor;
  9. Agilidade não apressada;
  10. Recapacitação (Reskilling);

Fonte: Fórum Econômico Mundial

E incluído por mim:

  1. Líder Coach;
  2. Espírito Empreendedor.

Boa Leitura!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.