Você é um complicador ou solucionador de problemas?

Publicado em 24 de maio de 2018

Vou iniciar este artigo com a interrogação “Por que solucionar se podemos complicar?”, esta é a frase que costumo mencionar para exemplificar o insucesso de muitos profissionais (seja na área profissional ou pessoal) e organizações que se deparam com um problema que deveria ser solucionado rapidamente, mas insistem em manter o comportamento da procrastinação, assim implicando e agravando fatores críticos como a desmotivação individual ou da equipe, insatisfação do cliente ou pessoal, cansaço demasiado, preocupação, sobrecarga em outro colaborador ou componente familiar e o stress generalizado.

Tema polêmico, principalmente quando temos na equipe dois tipos de profissionais, aqueles que chamaremos de ”complicadores” e os que chamaremos de “solucionadores imediatos”. Obviamente teremos imensos conflitos e acirrada disputa de poder principalmente quando o complicador é o líder do solucionador imediato.

Durante muito tempo convivi com equipes que complicam ao invés de solucionar, em minha área costumo ver diversos tipos de problemas, alguns muitas vezes simples e que demandaria três minutos para a sua solução, mas são vistos pelos complicadores como problemas sem urgência e utilizam frases como: “Para este cliente tudo é urgente”, ou “Este vendedor quer resolver tudo na hora, ele que espere”.

Estranho não é mesmo? Pensando no mundo atual, avançado e imediatista que vivemos, ver profissionais e organizações manifestarem este tipo de comportamento diante dos novos consumidores e profissionais que são cobrados por seus resultados e competências seria mesmo assertivo? Por experiência afirmo que não, pois só estariam protelando e complicando seus problemas, além de sobrecarregar outros colaboradores, deixar os clientes extremamente insatisfeitos e a sensação de não ter seu dever e obrigação cumprida.

Tudo para os complicadores é um “problema”, mas pode esperar, sempre estão muito ocupados, irritam-se demasiadamente com tudo e todos e intimidam os solucionadores.

Se observar a mesa e e-mails destes complicadores, certamente verá uma pilha de relatórios e planilhas para finalizar, comunicações e solicitações sem andamento ou respostas, projetos inacabados, reclamações de clientes, reclamação dos outros departamentos, da equipe e um complicador a beira de um ataque de nervos.

Porém ele tem a sensação de que efetivamente trabalha o dia todo, que tem um milhão de coisas para realizar e não tem tempo, que motiva e inspira os seus liderados e clientes, porém a posição real desta situação é de que este profissional só olha para si mesmo o tempo todo, sente-se vítima do trabalho, procrastina e complica cada vez mais o que seria rapidamente solucionado.

Você saberia distinguir em sua família, amigos ou trabalho quem é o complicador e quem é o solucionador imediato?

Observe um complicador, veja como para ele tudo é difícil, ele é negativo, estressado, seu ambiente de trabalho é desorganizado, não tem tempo para soluções no trabalho e muito menos em casa, seu temperamento é de irritabilidade, suas tarefas nunca são finalizadas ou resolvidas, são profissionais medianos, normalmente trabalham em atividades que não estão alinhadas com seu propósito e estão à beira de um colapso nervoso.

Já um solucionador, ele é mais estável, extremamente positivo, alegre, criativo em suas soluções, tem solução rápida e eficaz, é organizado, consegue melhor gestão de tempo, não tem assuntos pendentes, resolve os problemas à medida que vão surgindo. Afirma Charles Evans Hughes, antigo juiz da suprema corte dos EUA: “Os homens não morrem por excesso de trabalho, morrem de dissipação e preocupações”.

Isto é, morrem, porque perdem as suas energias preocupando-se com o fato de que será impossível realizar por completo o trabalho ao qual se dedicam, arrumam infinitas desculpas e crucificam excessivamente os solucionadores.

Momento de reflexão:  

Qual seria o seu comportamento diante de um problema ou imprevisto?

  1. Passaria simplesmente o problema para frente e não se importaria;
  2. Iria procurar entender qual é o problema e encontraria uma solução rápida para que seja um problema a menos sem complicá-lo;
  3. Entenderia o problema e passaria ao responsável algumas soluções para auxiliá-lo;
  4. Pensaria, tenho outros problemas e não tenho tempo para resolver, deixaria para depois;
  5. Simplesmente pensaria este problema não é comigo;
  6. Ignoraria o pedido de solução, fazendo de conta que não viu a solicitação;
  7. Reclamaria e diria ao cliente, colaborador ou qualquer outro para esperar. Que tudo para eles é sempre urgente e não para você;
  8. Prefere modificar seus hábitos de trabalho e ao final do dia ver que assuntos não acabados estão na pasta de “acabados”, e correspondências que precisava responder estão na caixa de “respondidos”.

Se você se identificou com os números 2,3 e 8 você está no caminho do solucionador imediato, já os números1,4,5,6 e 7 você está no caminho do complicador.

Algumas dicas para evitar a procrastinação e a complicação de problemas:

  • Quando estiver em uma reunião trate um problema de cada vez e chegue a decisão final, nada de prolongar, adiar ou tentar falar de inúmeros problemas só para ter a sensação de que tem inúmeras coisas para resolver;
  • O problema chegou até você, resolva na hora e tome as suas decisões assim que dispuser de fatos necessários e consolidados para ele;
  • Use a sua criatividade e a colaboração de sua equipe para soluções eficazes e rápidas;
  • Não seja centralizador, aprenda a delegar autoridade, organizar e supervisionar;
  • Nunca critique um membro que tem o perfil solucionador, una-se a ele;
  • Limpe sua mesa de todos os papéis exceto os relacionados com o problema imediato que você tem em mãos;
  • Não esqueça, principalmente, das soluções para o seu cliente quando surgir um problema, seja com o seu produto, logística ou serviço;
  • Seja exemplo para sua equipe, departamento e organização ou terá uma legião de complicadores.

“O indivíduo que não está interessado em solucionar problemas, mas apenas complicá-los, terá as maiores dificuldades em sua vida, além de causar os maiores males aos outros, este indivíduo estará fadado ao fracasso” (Adriane Yared)

“Inove seu presente e surpreenda seu futuro”

Adriane Yared







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.