Você já avaliou seus próprios atributos de Coach?

Publicado em 12 de agosto de 2014

Na última postagem do mês de julho, eu retomei o tema das competências que devem ser priorizadas por qualquer profissional que se anuncie ao mercado como Coach. Naqueles comentários, busquei resumir os compromissos de competência e de relacionamento fundamentais na agenda de um Coach Executivo, divididos em quatro áreas de conhecimento: "Psicologia", "Business", "Organização" e "Coaching", sendo certo que ninguém consegue ser igualmente preparado e eficaz em todas elas.

Hoje eu quero me referir, especificamente, à competência em Coaching, que muitos estudiosos dividem nas seguintes fases: (a) a construção e a manutenção de relacionamentos; (b) as negociações até a contratação; (c) a avaliação do perfil e de contextos relacionados ao cliente; (d) planejamento do processo a ser desenvolvido; (d) a facilitação e estímulo às mudanças esperadas pelo cliente; (e) complemento do processo e transição para sustentabilidade futura. Muito bem, entender isso é simples, mas que habilidades e atributos o Coach deve desenvolver para dar conta desses desafios?

Ter a competência de “fazer acontecer” de forma efetiva essa sequência de fases resumidas no parágrafo anterior será o cartão de visitas do profissional melhor avaliado pelos clientes. Para melhor entender esse ponto, sete estudiosos conduziram uma pesquisa (Susan Ennis, Robert Goodman, William Hodgetts, James M. Hunt, Richard Mansfield, Judy Otto and Lew Stern – The Core Competencies of the Executive Coach – 2005) e concluíram como sendo nove as categorias de atributos fundamentais ao Coach: (1) maturidade e autoconfiança; (2) capacidade de transmitir energia positiva; (3) a assertividade; (4) a sensibilidade interpessoal; (5) a abertura ao diálogo e flexibilidade; (6) a orientação ao objetivo do cliente; (7) a capacidade de se mostrar parceiro e ser respeitado; (8) a capacidade de aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal; e (9) a integridade pessoal.

Pois bem, os pesquisadores ainda detalharam o que seriam os aspectos básicos e aqueles mais avançados para cada um desses atributos do Coach ideal (como as palavras mesmas já informam, o básico todo Coach deve apresentar; o avançado gera diferenciação e qualificação superior). E quero deixar aqui meu desafio a cada leitor: Faça uma reflexão pessoal de como está a sua realidade quanto aos atributos citados. Faça a sua própria Roda de Atributos (como associação com a já conhecida Roda da Vida, que se tornou instrumento muito comum na prática do Coaching) e converse honesta e abertamente com o seu “eu interior”. Faça consigo o que costuma orientar como prática aos clientes.

A partir da semana que vem, eu apresentarei uma série de três postagens detalhando o que são as componentes básicas e as avançadas de cada um dos atributos (três atributos por postagem). Será então uma boa ocasião para você comparar com suas próprias conclusões e decidir quais os melhores caminhos para você avançar nessa atividade profissional cuja missão é contribuir com as pessoas a ampliarem seu potencial no trabalho e na vida pessoal. Portanto, mãos à obra!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.