Você já ouviu falar em líder silencioso?

Publicado em 04 de novembro de 2014

Amigos, eu acompanho muitos fóruns de debates, desde aqueles com foco eminentemente científico como os de ordem mais prática. Ambos são interessantes e contribuem para a formação de uma base sólida sobre o Coaching e sua aplicabilidade na vida moderna das pessoas e das organizações. Hoje eu trago aqui um artigo que fica no meio termo, mas sugere um tema poucas vezes debatido, que é a característica do líder no que diz respeito à sua extroversão ou introversão.

Minha inspiração nasceu de uma postagem de Philip Spensieri, diretor da empresa The Alternative Board http://www.thealternativeboard.co.uk, para o fórum Business Coaching Best Practices. Ele lança uma questão interessante, pois em grande parte das pesquisas sobre liderança, a figura do líder vem sempre associada a atributos que incluem boa comunicação, energia, dinâmica, carisma e competência motivadora na relação com os liderados. Mas será isso sempre uma verdade?

Como este é um espaço dedicado ao Coach, cabe perguntar: o que tem mostrado a sua experiência pessoal a respeito? Ao desenvolver um trabalho com lideranças ou equipes, esse pressuposto citado tem aparecido, incomodado ou influenciado de alguma forma? Pois vamos conhecer a visão de Philip Spensieri sobre um tipo de liderança que tem sido pouco abordado, que é o “líder silencioso”.

O que seria exatamente esse líder silencioso ou tranquilo? Simplificando, é alguém que tem a capacidade de inspirar, motivar e incentivar através da ação própria ao contrário do uso intensivo de palavras. Enquanto um líder enérgico e extrovertido pode ter o efeito certo e alcançar resultados, em alguns casos ele não será a melhor opção para a empresa ou a equipe. Aquele líder muitas vezes valorizado pela sua forte voz de comando, portanto, não seria a panaceia que resolve todos os casos do mundo.

Logo, a notícia boa é que mesmo as pessoas mais introvertidas podem se converter em lideranças positivas, desde que assumam determinados comportamentos considerados como a chave para o sucesso. E um Coach sabe bem como apoiar para se chegar a isso. Basicamente, são quatro pilares com igual importância: (a) a escuta ativa; (b) honestidade inquestionável; (c) a transparência nos seus atos, e (d) a modéstia.

A capacidade de o líder silencioso ouvir os outros (e de realmente saber assimilar o que lhe é dito) pode garantir que os liderados se sintam respeitados e com mais presença participativa no trabalho que desenvolvem na empresa. Além disso, a relação de confiança crescerá à medida que haja uma aceitação maior do grupo pela percepção de conviverem com uma liderança honesta e verdadeira. Sem dúvida, eis aí um passo certo para a fidelidade dos liderados.

A transparência anda de mãos dadas com a honestidade. Mesmo mostrando-se quieto, calmo e silencioso, o líder deve transmitir aos liderados a sensação de liberdade para o desenvolvimento do trabalho, sem deixar de ser acessível para dar rumo aos assuntos que interessam à equipe. Finalmente, vem o atributo da modéstia pois, mesmo sendo um líder, este nunca poderá se sentir ou se mostrar acima da sua equipe. O segredo está em respeitar os mesmos padrões, regras e responsabilidades que regem a relação funcional de todos os demais membros da empresa.

Essa forma de ver o potencial do líder mais introvertido e silencioso entende que, acima de tudo, os liderados querem confiar em alguém pelo exemplo e pela resposta objetiva que oferece aos problemas da equipe.  É o princípio de liderar pelo exemplo e não apenas por ter a capacidade inata de grande motivador. Enfim, quando o líder constrói as relações corretas com os liderados, não é necessário falar alto e bem para ser escutado, pois antes é preciso ser respeitado a partir dos atributos listados.

Em minha opinião, os atributos acima cabem em qualquer liderança, mas fica quebrada a mística daqueles que acreditam na pessoa falante e motivadora como modelo ideal de liderança. Tudo dependerá do contexto das pessoas, das equipes e dos tipos de negócios empresariais envolvidos. Recado aos amigos Coaches em trabalhos com lideranças: quando se depararem com um profissional qualificado e silencioso, será que uma das metas não será mostrar que uma liderança efetiva não depende de uma liderança extrovertida?







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.