Você já praticou o Autocoaching?

Publicado em 08 de outubro de 2013

Já vimos, a partir dos comentários desenvolvidos nos artigos anteriores, que um fundamento do Coaching está naquele famoso conceito do “conhece-te a ti mesmo”, uma entre tantas contribuições que Sócrates legou à Humanidade. E hoje vamos trazer um exemplo de que a expressão é real nos tempos atuais, até para viabilizar objetivos pessoais extremamente arrojados. Com alguns cuidados, é claro!

Deu no globo.com a notícia que “jovem cria método para emagrecer com controle da mente e perde 40 kg”. Segundo o jornal, “ele usou técnicas de PNL e Coaching e agora ajuda os outros a emagrecer”. Ainda mais, nessa reportagem “o emagrecimento comprovou as teses do jovem e o transformou em um Coaching do emagrecimento e, agora, ele ajuda outras pessoas a perder peso com a ajuda da programação neurolinguística”.

Vamos tentar entender essa notícia por partes. É normal e até frequente o uso do Coaching como forma de apoiar as pessoas a alcançarem objetivos pessoais legítimos, incluindo aí a quebra de crenças limitantes, enfrentamento de traumas e até mesmo o emagrecimento. Curiosamente, há nichos de atuação de um Coach muitas vezes impensável, como por exemplo o apoio a pessoas que perderam um familiar, a pessoas com diagnóstico de doenças críticas, aposentados em uma nova fase de vida, e outras tantas possibilidades que poderíamos relatar.

Também sabemos existir uma corrente de pensamento que assume como muito forte o elo entre o Coaching e a Programação neurolinguística, algo que já citamos em artigo anterior. Portanto, o jovem apresentado nessa matéria jornalística nos dá um exemplo bem interessante de que qualquer pessoa pode praticar o Autocoaching, bastando ter muita disciplina, informação e método. Aparentemente, isso parece ser fácil, mas praticar é muito complicado. Por essa razão, para atingir o mesmo objetivo de emagrecimento há pessoas que recorrem ao apoio de um Coach. E para atender essas pessoas, há Coaches que são especializados no tema e aplicam seu método e conhecimento.

Aí, a notícia parte para outra informação. O jovem, entusiasmado com o sucesso de sua empreitada pessoal, agora se lançou no mercado como um profissional que aplica o Coaching de emagrecimento. De minha parte, salvo melhor juízo, espero que ele possa ajudar muitas pessoas com problemas de excesso de peso. Mas fica aqui a referência de que é preciso estudar bastante, bem além daquilo que ele pode aprender em sua experiência pessoal, e principalmente no que diz respeito à capacidade de lidar com as emoções alheias. Ou então, ele poderá criar situações de descontrole emocional sem ter a competência devida para contornar a situação. Se para Coaches experientes, muitas vezes o momento é complicado para conduzir, imagine-se para alguém inexperiente nesse quesito.

Depois, mais um alerta. Esse jovem irá ajudar os outros com o Coaching de emagrecimento “ensinando” suas técnicas? Pois aí o seu trabalho não poderá ser chamado de Coaching, e quando muito será uma forma de Mentoria. É óbvio que, para quem tiver sucesso com a ajuda desse jovem, o termo correto pouco importa. Mas para o leitor deste site, que busca por informação correta e confiável, vale a pena perceber a profunda diferença. Logo, sempre tenha muito cuidado com o que você lê por aí...







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.