fbpx

Você já praticou o Autocoaching?

Na coluna “Dimensões do Sucesso”, Mario Divo trata de um assunto do tipo “faça você mesmo”: Você já praticou o Autocoaching? Uma leitura imperdível que recomendamos a todos. #ficadica

Já vimos, a partir dos comentários desenvolvidos nos artigos anteriores, que um fundamento do Coaching está naquele famoso conceito do “conhece-te a ti mesmo”, uma entre tantas contribuições que Sócrates legou à Humanidade. E hoje vamos trazer um exemplo de que a expressão é real nos tempos atuais, até para viabilizar objetivos pessoais extremamente arrojados. Com alguns cuidados, é claro!

Deu no globo.com a notícia que “jovem cria método para emagrecer com controle da mente e perde 40 kg”. Segundo o jornal, “ele usou técnicas de PNL e Coaching e agora ajuda os outros a emagrecer”. Ainda mais, nessa reportagem “o emagrecimento comprovou as teses do jovem e o transformou em um Coaching do emagrecimento e, agora, ele ajuda outras pessoas a perder peso com a ajuda da programação neurolinguística”.

Vamos tentar entender essa notícia por partes. É normal e até frequente o uso do Coaching como forma de apoiar as pessoas a alcançarem objetivos pessoais legítimos, incluindo aí a quebra de crenças limitantes, enfrentamento de traumas e até mesmo o emagrecimento. Curiosamente, há nichos de atuação de um Coach muitas vezes impensável, como por exemplo o apoio a pessoas que perderam um familiar, a pessoas com diagnóstico de doenças críticas, aposentados em uma nova fase de vida, e outras tantas possibilidades que poderíamos relatar.

Também sabemos existir uma corrente de pensamento que assume como muito forte o elo entre o Coaching e a Programação neurolinguística, algo que já citamos em artigo anterior. Portanto, o jovem apresentado nessa matéria jornalística nos dá um exemplo bem interessante de que qualquer pessoa pode praticar o Autocoaching, bastando ter muita disciplina, informação e método. Aparentemente, isso parece ser fácil, mas praticar é muito complicado. Por essa razão, para atingir o mesmo objetivo de emagrecimento há pessoas que recorrem ao apoio de um Coach. E para atender essas pessoas, há Coaches que são especializados no tema e aplicam seu método e conhecimento.

Aí, a notícia parte para outra informação. O jovem, entusiasmado com o sucesso de sua empreitada pessoal, agora se lançou no mercado como um profissional que aplica o Coaching de emagrecimento. De minha parte, salvo melhor juízo, espero que ele possa ajudar muitas pessoas com problemas de excesso de peso. Mas fica aqui a referência de que é preciso estudar bastante, bem além daquilo que ele pode aprender em sua experiência pessoal, e principalmente no que diz respeito à capacidade de lidar com as emoções alheias. Ou então, ele poderá criar situações de descontrole emocional sem ter a competência devida para contornar a situação. Se para Coaches experientes, muitas vezes o momento é complicado para conduzir, imagine-se para alguém inexperiente nesse quesito.

Depois, mais um alerta. Esse jovem irá ajudar os outros com o Coaching de emagrecimento “ensinando” suas técnicas? Pois aí o seu trabalho não poderá ser chamado de Coaching, e quando muito será uma forma de Mentoria. É óbvio que, para quem tiver sucesso com a ajuda desse jovem, o termo correto pouco importa. Mas para o leitor deste site, que busca por informação correta e confiável, vale a pena perceber a profunda diferença. Logo, sempre tenha muito cuidado com o que você lê por aí…

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa