Você já trabalhou com expatriados?

Publicado em 15 de junho de 2018

Estamos começando a acompanhar mais uma Copa do Mundo de Futebol, desta vez realizada na Rússia. Torcida pela seleção canarinho à parte, o que vemos é uma galeria de profissionais do futebol que se misturam pelos estádios de todo o mundo, ultrapassando as fronteiras de seus países de origem e executando as suas atividades onde entendem que as condições lhes são melhores. Um exemplo básico é que, dos 23 selecionados pelo técnico Tite, apenas três jogam em clubes brasileiros. Se analisarmos times europeus, há exemplos como o do Real Madrid, em que o time se parece com uma seleção de astros globais.

Da mesma forma que, sem dificuldades, o mundo encara essa mobilidade no esporte, o mesmo acontece na gestão de empresas. Ainda que convivendo com problemas de oscilação na economia, o Brasil é um objetivo interessante para muitos profissionais em cargos executivos e empreendedores, atraindo gente desde países em desenvolvimento até mesmo de países economicamente fortes. Muitas vezes, o salário pago no Brasil supera aquele recebido no país de origem (não vamos aqui tratar de custo de vida, o meu interesse é outro).

Ainda que o setor de energia esteja sendo um diferencial marcante nesse sentido, a concessão de vistos de trabalho a executivos estrangeiros tem crescido muito, no Brasil. Essa decisão, normalmente, pode ter origem em duas situações: o profissional vem transferido pela empresa onde trabalha, para ocupar um cargo na filial brasileira, ou; há uma vontade própria de buscar um novo ambiente de trabalho, sem apoio logístico para ele e para a família. É muito comum que, nesta segunda opção, haja o espírito empreendedor dominante, quando esse profissional decide aplicar suas economias em um “negócio próprio dos seus sonhos”.

Seja em um caso ou no outro, problemas e dificuldades começam a bater na sua porta. Pode ser em razão do idioma, da adaptação da família ou mesmo de características típicas do lugar em que escolheu para viver (e, em certos casos, empreender). Porém, especificamente em se tratando do Brasil como ambiente de negócio, a complexidade de leis, normas, sistema fiscal e tributário, questões trabalhistas e, por que não dizer, as idiossincrasias específicas do tipo de empreendimento, tudo isso pode levar esse profissional à loucura. O que sugere haver campo vasto de trabalho para consultores e Coaches que possam, além de demonstrar afeto e atenção, ajudarem essa gente a encontrar caminhos para avançarem com investimentos e sonhos.

Atualmente, cerca de 70% das expatriações enfrentam algum tipo de problema ou dificuldade ao expatriado, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas. Para processos que não têm êxito, 50% são porque a pessoa (e/ou sua família) não se adaptou(aram) ao novo estilo de vida. Não é uma questão de competência profissional, mas de mera e simples adaptação a um novo contexto. E então, como foi comentado anteriormente, eis aqui um grande espaço para o Coach desenvolver suas habilidades.

O espaço e a oportunidade que comentamos ficam ainda mais consistentes se, por vantagem competitiva, o Coach tiver domínio de idioma estrangeiro. Amigos leitores, pensem a respeito e façam os seus planos para conquistarem mais clientes e, dessa forma, colaborarem com expatriados à espera de apoio e orientação.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.