Você não consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo!

Publicado em 04 de outubro de 2016

Mais um dia cheio de trabalho. Entre as tantas demandas pendentes você precisa terminar o projeto do novo produto e tenta, ao mesmo tempo, finalizar a apresentação dos números da equipe no último trimestre. Ambas as tarefas são importantes e precisam ser feitas... Como lidar com isso?

Em tempos em que é exigido o dinamismo, a pró-atividade e, além disso, um profissional dito multitarefa, nos esquecemos de uma coisa simples: nosso cérebro não foi programado para dar atenção a duas coisas ao mesmo tempo. Você até consegue, por exemplo, conversar ao mesmo tempo que dirige o carro. Mas se o destino não é conhecido por você, provavelmente você vai parar a conversa para se concentrar em quais rotas seguir. E isso é totalmente natural.

Muitas vezes agimos de forma multitask (multitarefas)para não encarar o que achamos que não temos capacidade. Outras vezes é a falta de foco que não nos permite otimizar nossa produção e obter o mais importante de cada tarefa.

Transitamos nossa atenção de uma atividade para outra – o que já gasta muita energia do nosso cérebro - e deixamos de prestar atenção em cada uma, de viver cada situação, de se entregar e focar no que precisa ser feito. De acordo com a neurociência, diante de uma interrupção, o cérebro humano leva cerca de 20 minutos para se concentrar novamente. Isso quer dizer que, embora a habilidade de administrar várias tarefas ao mesmo tempo dê a sensação de que os projetos estão caminhando, a velocidade com a qual as tarefas avançam é lenta.

E é aí que mora o perigo, porque a velocidade necessária para os dias de hoje pode ficar comprometida. Quantas vezes, ao final do dia, você sentiu que não tinha feito nada, embora tenha sido um dia movimentado e cheio de coisas para serem feitas? Nós precisamos dos níveis de concentração lá em cima para realizar tarefas com excelência. Isso é um efeito, provavelmente, da nossa sociedade e do modo como vivemos.

Tudo parece ser urgente. Tudo parece ser para ontem. Quase sempre estamos “disponíveis” e online, para resolvermos qualquer problema. Será que realmente é necessário fazer tudo ao mesmo tempo?

Vou te contar um segredo: para ser produtivo você não precisa ficar ligado em tudo ao mesmo tempo. Para ser produtivo você deve realizar uma tarefa de cada vez, isso sim.

Pense em formas de automatizar as tarefas para maximizar seu tempo: você deve tornar cada tarefa um hábito. Tudo o que você consegue fazer várias vezes, torna-se automático. Com isso nosso cérebro armazena aquela atividade e você é capaz de realizar outras tarefas automatizadas ao mesmo tempo. Além disso, estipule um tempo para cada atividade, para manter o foco de atenção. Mas lembre-se: isso vale apenas para tarefas em que não são necessárias usar a criatividade.

Escolha as prioridades: saber o que preciso ser feito é essencial. A organização das tarefas diárias e aonde você vai colocar atenção é primordial. Escolha as informações que são relevantes para a tarefa que será executada. Não é porque somos bombardeados de informação de todos os lados, que devemos absorver tudo. As informações mais importantes vêm primeiro. Elimine o que for apenas curiosidade. Portanto organize-se, priorize, concentre para executar de forma produtiva.

Respire fundo para não fazer duas coisas ao mesmo tempo: você prefere ser como um cão enlouquecido ou como a água fluida, leve, para entregar os resultados? Quando paramos por alguns segundos e respiramos, mandamos uma mensagem ao cérebro. A intenção é realocar os pensamentos e usar este autoconhecimento para agir da melhor forma. Reflita e reveja as prioridades.

A rotina corporativa pode nos induzir a um mundo de urgências, onde a falsa impressão de que podemos e devemos realizar diversas tarefas ao mesmo tempo é o único jeito possível de se conquistar algo.

Mas com algumas dicas e, mais do que isso, com a real mudança de comportamento é possível se conhecer melhor para obter melhor rendimento na entrega dos resultados. Com o autoconhecimento, além de bons números no trabalho, conseguimos aumentar nosso bem-estar.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.