Você quer estar certo, ou ser feliz?

Publicado em 24 de setembro de 2018

Se pararmos para prestar atenção, utilizamos grande parte do tempo de nossa comunicação interpessoal para provar aos outros o quanto estamos certos, o quão bons e inteligentes somos. Não importa em que, mas estamos sempre preocupados em vencer.

Temos a ideia equivocada de que para ganharmos, o outro precisa perder. Somos tão competitivos que quando outra pessoa nos conta que está com um problema, ao invés de ouvir e acolher, procuramos provar que nossos próprios problemas ou desafios são ainda maiores.

Muitas vezes sem perceber, acabamos fazendo comentários depreciativos. Um exemplo bastante comum, o filho chega com o boletim em casa e dizemos: “está muito bem, mas você poderia melhorar…”. Ao colocar o “mas”, passamos uma mensagem de que ele não foi bom o suficiente. Exigimos dos outros, mas não costumamos ter as mesmas medidas para nós mesmos.

Estamos mais habituados a focar nas falhas das pessoas que convivem conosco do que nos pontos positivos. Isso também ocorre em relação aos nossos filhos. Podemos nos tornar excessivamente exigentes, cobrando o que precisa ser consertado e corrigido. Somos mais eficientes quando nos focamos na solução e não no problema.

Corremos o risco de enfatizar as faltas e as imperfeições e não notar o que existe de positivo. Em lugar de focar nos pontos negativos e na crítica, devemos nos ater às qualidades que nossos filhos possuem, o quanto estão progredindo e evoluindo.

Experimente falar o que cada membro da família tem feito de positivo no lugar de criticar o que não fazem. Relacionamentos precisam ser nutridos de amor e necessitam de investimento de tempo. É essencial demonstrar afeto e encorajamento, isso pode ser feito em nosso dia a dia.

  • Você tem dito palavras de estimulo aos seus familiares?
  • Tem demonstrado seu amor e aceitação aos seus filhos?
  • Existe algum comportamento que você deseja melhorar e que irá ajudar as pessoas que convivem com você a se sentirem melhor?

Normalmente tentamos corrigir e melhorar o outro e não nos perguntamos como nós mesmos podemos melhorar. Esperamos que o outro mude, tentamos mudá-lo ao invés de procurar nossa própria mudança e desenvolvimento.

Crie o hábito de se fazer uma pergunta: “como eu posso ser uma pessoa melhor?”. Experimente fazer essa pergunta ao seu filho, ao seu parceiro. “Como posso ser um pai, uma mãe melhor?”, “Como posso ser um parceiro melhor para o nosso relacionamento?”.

Ao fazer a pergunta, esteja preparado para ouvir a resposta, sem querer se justificar e provar que está certo. Realmente ouça, procure acolher e agradeça a oportunidade de aprender. Ao cometer erros, peça desculpas, assuma a responsabilidade. Agindo assim, você ajuda seus filhos a fazerem o mesmo.

Não conseguimos mudar tudo, mas é possível fazer algumas mudanças que irão nos ajudar a ter uma vida melhor e isso já é o suficiente. Não podemos nos esquecer de que o mais importante na relação é o amor.

Aprenda com as experiências. Ao contrário de focar no que você não tem, procure agradecer pelo que você tem. Viva o presente e vá em busca de seus sonhos. Os resultados do futuro que desejamos alcançar, dependem de nossas ações no presente.

Para que a mudança aconteça, precisamos ter a coragem para reconhecer o que precisa ser mudado, a humildade para aceitar e a disciplina para fazer acontecer. Dois pontos são fundamentais, identificar o que eu quero mudar e o que é necessário fazer para que a mudança ocorra.

Proporcionamos para a nossa família um ambiente seguro e de confiança, quando estamos dispostos a ouvir o outro de verdade, sem julgamento. Criamos uma atmosfera de respeito ao desenvolvermos uma escuta ativa, interessada e apreciativa.

Para cuidar, precisamos prestar atenção no outro, em suas necessidades e dedicar tempo para o relacionamento. Agindo assim, colaboramos para a construção de um ambiente em que todos ganham, por se sentirem aceitos, amados e valorizados.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.