Você sabe construir a diversidade criativa de uma equipe?

Publicado em 26 de maio de 2015

Quando o Coach está envolvido em um programa de desenvolvimento de trabalho em equipe, um dos grandes desafios é conseguir conduzir, sem traumas, o relacionamento e a diversidade criativa do grupo. Esse tema foi o foco de um artigo divulgado pela Harvard Business Review, nesta semana, e eu quero provocar a reflexão de nossos leitores a partir deste resumo, em estilo livre.

O artigo começa por uma metáfora. Afirma que um coral não pode executar bem uma obra lírica se for composto apenas de sopranos e, da mesma forma, em uma equipe inovadora não se consegue obter bons resultados com pessoas cujos pontos fortes e estilos sejam todos iguais. O pensamento criativo em equipe é alimentado por uma mistura de talentos, habilidades e características que raramente existem todos em uma única pessoa. Ao contrário, as equipes criativas mais produtivas muitas vezes exibem características que parecem, até mesmo, contraditórias.

A equipe inovadora precisa ser tanto divertida, no relacionamento, como séria, no profissionalismo. Ela precisa ser capaz de avançar em um projeto com cuidados e, ao mesmo tempo, aceitar que nem sempre tudo acontece como planejado, obrigando que as pessoas estejam dispostas a improvisar quando surgem eventos inesperados. Para construir a equipe que possa efetivamente navegar entre essas diferentes dinâmicas, de maneira construtiva, é preciso moldar o grupo para que cada indivíduo ofereça sua combinação única de conhecimentos e habilidades.

De forma geral, as características dessa diversidade podem ser resumidas em quatro categorias:

  1. O extrovertido ou introvertido: Os extrovertidos reconhecem nas outras pessoas da equipe o seu principal meio de processamento de informações. Eles rapidamente compartilham idéias ou problemas, enquanto os introvertidos tendem a processar informações internamente, antes de apresentar os seus resultados para os colegas;
  2. O racional ou o intuitivo: As pessoas mais racionais preferem usar fatos e dados concretos para ajudá-los a tomar as decisões, enquanto os intuitivos tendem a estar mais confortáveis com idéias próprias retiradas do contexto e complementadas por conceitos cristalizados;
  3. O que pensa ou o que sente: As pessoas que pensam usam prioritariamente a lógica para tomar as suas decisões, enquanto aquelas que são sensoriais estão mais sintonizadas com decisões guiadas pelos valores envolvidos ou por relacionamentos;
  4. Quem julga ou quem analisa: A diferença é sutil, mas os que julgam preferem ver todas as pontas soltas enfim amarradas, enquanto os que analisam estão mais confortáveis ​​com a aparente ambigüidade, pois querem reunir mais dados antes de tomar a decisão final.

Nenhuma característica descrita é melhor do que a outra e cada uma carrega seu próprio conjunto de vantagens, trazendo oportunidades para uma produtiva discussão colaborativa. As ideias e soluções que a equipe intelectualmente diversificada gera serão mais ricas devido à grande variedade de perspectivas que apresentam. O Team Coach deve ter cuidados especiais, pois diversidade de pensamento e novas perspectivas podem provocar atritos criativos, dado que as soluções potenciais são geradas, exploradas e alteradas através do debate e do discurso.

Uma sugestão que é dada no artigo citado está em se tentar conhecer bem a equipe, com perguntas sobre experiências anteriores, o que permitirá aprender sobre estilos de trabalho preferenciais das pessoas e diferentes maneiras de pensar. O Coach pode não ser capaz de entender todos os aspectos de preferências ou estilos, mas terá fortes referências sobre cada membro e como poderá ajudá-los a externar a própria inventividade e progredir através do processo criativo em equipe.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.