Você sabe o que é Fundo de Investimento?

Publicado em 16 de outubro de 2018

Tema muito recorrente são os fundos de investimento, mas muita gente não sabe o que é. Por essa razão, iremos tentar, na coluna de hoje, esclarecer o conceito.

Um Fundo de investimento é uma aplicação financeira realizada por um conjunto de investidores, também conhecidos por cotistas, que se unem para formar uma carteira de investimento financeiro. Uma carteira de investimentos financeiros é o conjunto de aplicações do investidor (que pode ser pessoa física ou jurídica). As aplicações podem ser feitas em ações, fundos, títulos públicos, debêntures, aplicações imobiliárias, entres outros.

A administração e a gestão do fundo são de responsabilidade de um especialista contratado. Assim, são atribuições da administração tratar dos aspectos jurídicos e legais do fundo e a responsabilidade do gestor é tratar da estratégia, visando obter o maior lucro possível com o menor nível de risco.

Um aspecto relevante do fundo é que ele não possui uma personalidade jurídica, é constituído em forma de um condomínio, e tem um objetivo ou retorno esperado previamente determinado. Como todo condomínio, há regras preestabelecidas que devem ser seguidas e há uma mensalidade para que ele seja administrado. Dessa forma, tanto as receitas, quanto as despesas necessárias são dividias entre os cotistas.

Quando é feita uma aplicação em um fundo, o valor é convertido em cotas, que são distribuídas entre os cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira. Essa propriedade é proporcional ao valor investido.

Tendo em vista que se trata de um condomínio, vale destacar que em um fundo de investimento os investidores ou cotistas são donos das suas cotas, mas a propriedade dos bens pertence ao fundo. Assim, é possível que os cotistas solicitem o resgate de seus valores aplicados no fundo, conforme as regras preestabelecidas.

Outro ponto, é que a regulamentação deste tipo de investimento é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que são responsáveis por classificar e fiscalizar todas as atividades.

Há diversos tipos de fundos de investimentos, destacamos que os principais são o de renda fixa, de ações, cambial, multimercado, imobiliário, previdenciário e ETF’s. A seguir, iremos tentar explicar cada um deles.

O fundo de investimento de renda fixa deve aplicar pelo menos 80% dos seus recursos em ativos relacionados à variação de taxa de juros ou índice de preços, pertencem à essa categoria títulos públicos federais, as debêntures e os títulos de emissão bancária, como CDBsLCIs.

Já os Fundos de Investimentos de ações devem ter como principal fator de risco a variação de preço de ações. Nos fundos de ações, no mínimo 67% do patrimônio líquido deve ser composto por ações.

Os Fundos de Investimentos cambiais são utilizados quando o investidor quer se proteger de uma eventual desvalorização do real. Para tanto, no mínimo 80% de sua carteira deve se composta por ativos relacionados com a variação de preços de moeda estrangeira ou com a variação de cupom cambial.

Outro fundo, é o de investimento multimercado, que devem possuir políticas de investimento que envolvam diferentes tipos de ativos financeiros. Não há a obrigação de concentrar em nenhum, diferente dos demais fundos.

O fundo de investimento Imobiliário deve investir em empreendimentos imobiliários e sua remuneração é com base em uma taxa pré-definida, relativa aos aluguéis e ganhos de capitais obtidos com operações no mercado imobiliário.

Um fundo mais popular é o de investimento de previdência, que pode ser PGBL, VGBL, FAPI, entre outros. Cada um deles possui peculiaridades, entretanto, todos possuem algumas características em comum, pois são de longo prazo e têm por objetivo complementar a aposentadoria de quem investe.

E por fim, o ETF’S (Exchange Traded Funds), que são fundos de índices, que possuem cotas também negociadas em bolsa de valores, assim como os fundos imobiliários.

No nosso próximo encontro, trataremos dos fundos de investimento no planejamento patrimonial e sucessório. Se você tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em responder! Desejamos a você muito sucesso e até o próximo encontro!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.