Você sabe usar gráficos e projeções em Coaching?

Publicado em 02 de junho de 2015

A revista Harvard Business Review, em sua edição digital de 27/5/2015, apresenta uma provocação muito interessante de Scott Berinato, editor da publicação. O título original do artigo, que eu adaptei para este nosso espaço do Coach, é The Persuasiveness of a Chart Depends on the Reader, Not Just the Chart. Em tradução livre, ele afirma que o nível de persuasão de um gráfico depende do leitor, não apenas do gráfico. E o que é que isso tem a ver com o Coaching, o Coach e o cliente?

Pois bem, a começar pela Roda da Vida, passando por outros esquemas gráficos associados a diferentes metodologias, nas variadas abordagens em Coaching a associação de metáforas com gráficos é poderosa no desenvolvimento do processo. Aliás, em todas as áreas do cotidiano humano, efeitos visuais contribuem para o sucesso de uma apresentação e o consequente convencimento do interlocutor.  O uso de referências audiovisuais, conectado com ensaios e pesquisas, é vencedor no quesito “persuasão do próximo”.

Porém, segundo Berinato, algumas das mais recentes pesquisas sobre percepções visuais estão adicionando conceitos novos para a nossa compreensão de quando e como a visualização de dados é, em si mesma, convincente. Uma pesquisa da Universidade de Nova York indica que o sucesso de uma visualização parece ser dependente da atitude inicial da pessoa que irá avaliá-la. Quando os participantes não têm opiniões fortes sobre a mensagem que está sendo transmitida, o resultado é mais persuasivo do que quando os participantes têm opiniões fortes, em oposição à mensagem.

A pesquisa sugere que a suposição de que gráficos e tabelas são mais convincentes do que outras formas de comunicação pode não ser sempre verdade, quando envolvendo comportamentos. Um gráfico pode levar alguém a defender pontos de vista radicalmente opostos pois, psicologicamente, é muito doloroso ter que admitir uma prova que entra em conflito com as próprias crenças. Nessas circunstâncias, os cientistas sugerem outro método (a par de gráficos e tabelas) para conquistar as pessoas: visão afirmativa (positiva). Ao recordar um momento em que se sentiu bem sobre si mesma, a pessoa ficará mais disposta a reconhecer os fatos incômodos.

Outro estudo, este da Universidade de Tufts (localizada na regisão de Boston - EUA e casa de interessantes pesquisas sobre visualização), mostrou que a eficácia da visualização muda com o humor, sexo, tipo de personalidade e outros fatores. Com isso, pode ser afetada a forma como uma pessoa lê e interpreta um gráfico e o que conclui a partir dele. Um exemplo extremo é quando um médico tem a delicada tarefa de explicar os riscos de mortalidade para pacientes recentemente diagnosticados com uma doença. Como o paciente foi preparado de forma negativa ("o teste deu positivo"), isso irá inibir a sua capacidade de compreender a informação dada. Sabendo disso, os médicos devem ser capazes de encontrar melhores formas de passar a mensagem.

Outro exemplo comum é na apresentação de negócios. Para um entediado e cansado público não fará sentido ficar vendo tabelas e gráficos, geralmente preparados só de forma positiva. O pior é que a capacidade de obter informações a partir de um gráfico afeta o julgamento dos dados em si, se o visual é complexo e não faz sentido. A ação mais anti-persuasiva que alguém pode fazer é mostrar um gráfico ou tabela tão ruim que frustra o entendimento das pessoas.

Quais são as formas gráficas nos levam a olhar para longe? Complexidade é uma delas, quando há muita informação e nenhum foco. Ou mostrar muitos pontos importantes que brigam pela nossa atenção. Ou ainda, fugir das convenções típicas da audiência que se deseja convencer (por exemplo, tempo em forma decrescente, escalas etc). Apesar de a comunicação visual estar com crescente espaço nas relações humanas, nosso impulso não pode e nem deve ser o de apenas jogar na mesa mais gráficos, dados e tabelas, pois devemos investir em equilíbrio e adequação.

Você que é Coach deve se lembrar que o cliente merece muita atenção com conversa amiga, honesta e bem articulada. Os gráficos e tabelas sugeridos pelas diferentes metodologias ajudam, mas não podem ser a base única e o referencial pronto para as conclusões e feedbacks do processo. Pense nisso e planeje a sua ação em Coaching com respeito e cuidado no uso de material persuasivo na forma de visualização.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.