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Você tem autonomia no trabalho? Sente-se realizada?

Um elemento importante para se ter satisfação no trabalho é ter autonomia. A capacidade de tomar decisões por si próprio, respeitando talentos e valores pessoais, bem como a perspectiva do outro.

Nos dois artigos anteriores escrevi sobre a motivação interna. Para elucidar um pouco mais, trago neste texto um elemento importante para se ter satisfação no trabalho – A autonomia.

A autonomia é a capacidade de tomar decisões por si próprio, respeitando talentos e valores pessoais bem como a perspectiva do outro. Significa ter liberdade para escolher e exercer funções profissionais em uma empresa que valorize o profissional motivado.

Pessoas com autonomia apresentam maior satisfação no trabalho, seja como profissional liberal, colaborador ou ainda em cargo de chefia. Todos querem ter certa liberdade para realizar suas tarefas.

Essa liberdade é conquistada uma vez que você sabe quais são seus verdadeiros pontos fortes e dedica tempo a eles para que se tornem de alto desempenho.

Hoje, muitos trabalham para sobreviver fazendo o que não gostam, e deixam de utilizar seu potencial, sua criatividade.

Que uso você faz dos seus talentos, dons e capacidades?

  • Estou aqui para mostrar quem sou
  • E se sou, realizo! Com liberdade e iniciativa
  • Procuro sempre alcançar a excelência
  • Eu sei quem sou!
  • Vivo o meu propósito!

Edgar Schein, professor da Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos tem um estudo sobre a autonomia, uma das Âncoras de Carreira, criada por ele.

Autonomia e Independência

A autonomia é inerente a qualquer pessoa e apresenta-se a cada uma delas em níveis diferentes. Profissionais que sentem a necessidade imperiosa de ter independência, de fazer escolhas e de ter o poder de decisão, buscarão trabalhos que lhe propiciem esta liberdade.

Segundo Shein, as âncoras de carreira estão relacionadas à personalidade de cada um, à forma como cada pessoa filtra e interpreta o mundo, como se automotiva.

Aqui estão elas:

  • Desafio Puro;
  • Estilo de Vida;
  • Dedicação a uma causa;
  • Segurança e Estabilidade;
  • Criatividade Empresarial;
  • Autonomia e Independência;
  • Competência Técnica e Funcional;
  • Competência Administrativa Geral.

Estes elementos determinam o interesse do colaborador por determinado trabalho e são decisivos para a motivação do mesmo na empresa.

Ao lado da autonomia está a excelência, que é o domínio de uma habilidade, e o propósito, que é o desejo de realizar por uma causa, um propósito maior.

O profissional ao conhecer e aplicar o tripé (autonomia, excelência e propósito) relacionado à motivação interna será mais produtivo e terá satisfação e realização no trabalho.

Que você descubra quais são os elementos que não abre mão na sua vida. De acordo com eles buscará funções e cargos para estar sempre motivada.

Grande abraço e até a próxima!

Suely Novoa Author
Coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council e pela Sociedade Brasileira de Coaching. Coach de Carreira e Talentos certificada pela Organização Internacional Cóndor Blanco. Especialista em Eneagrama e PNL pelo Instituto Self de Psicologia. Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato – SP. Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a desenvolverem competências e terem mais realização e satisfação no trabalho. Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades. É também articulista do portal administradores.com.br. Coautora do livro Coaching na Prática, editora França, 2012 e do livro “Coaching Para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal”, editora Ser Mais, 2014. Autora do livro “Coaching Para Mulheres Executivas- O Poder da Transformação”, 2016.
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