Você tem percepção emocional?

Publicado em 17 de novembro de 2015

Hoje eu quero me reportar a uma pesquisa muito interessante, publicada no The Leadership Quarterly, em 2014, e agora republicada neste mês de novembro. Os autores são Prajya Vidyarthi, Smriti Anand e Robert Liden. Eles abrem o estudo com uma pergunta: As lideranças emocionalmente perceptivas conseguem melhorar a performance de seus subordinados? E então, o que você pensa sobre isso?

Os três desenvolveram um trabalho integrando conceitos de inteligência emocional e de relacionamento social, de forma a explorar os efeitos da percepção emocional no trabalho de um líder, bem como a sua capacidade de influenciar na performance do subordinado. Percepção emocional é definida como a capacidade de identificar emoções em si mesmo e nos outros. Pessoas com essa competência conseguem expressar as próprias emoções de forma adequada, têm empatia e se comunicam com os outros de forma (emocionalmente) apropriada.

Para o estudo, os autores recolheram dados de 391 trabalhadores da linha de montagem e de 88 gerentes, em uma organização multinacional de manufatura. Os gestores foram questionados sobre a sua própria percepção emocional, a sua percepção da distância de poder na organização (na medida em que os indivíduos aceitam uma distribuição desigual de poder na organização), e o desempenho de seus funcionários. Os empregados foram entrevistados sobre sua percepção da interdependência de tarefas (o grau em que os indivíduos recebem apoio direto de outros para realizar o seu trabalho).

Os autores partiram da suposição de que a maior percepção emocional nos líderes iria se correlacionar melhor com o desempenho do empregado. Além disso, eles acreditavam que essa relação seria afetada por algumas variáveis, vindo a ser mais forte quando à interdependência das tarefas estivesse presente e quando a organização apresentasse uma estrutura mais igualitária (conceito de que todas as pessoas são iguais e merecem os mesmos direitos e oportunidades).

Confirmando a hipótese de partida, os resultados mostraram que quanto maior a percepção emocional do líder, tanto maior o desempenho do subordinado em seu trabalho. Além disso, essa relação mostrava-se ainda mais intensa quando a comunicação era mais frequente, com menor distância na estrutura de poder e com mais interdependência entre as áreas pesquisadas.

O mérito desse estudo foi o de evidenciar a importância da percepção emocional nas lideranças para alcançar-se um melhor resultado nas organizações, estimulando que as empresas tenham especial atenção para essa característica ao contratar seus novos líderes. O mesmo cuidado vale ao investir no crescimento de percepção emocional de seus líderes por meio de treinamento ou Coaching.

Como Coach, posso afirmar que é mesmo um grande desafio o de contribuir para que o cliente (seja líder de área operacional ou executivo de alto nível na organização) possa conquistar competências e fortalecer sua percepção emocional. Historicamente, o estudo da percepção tem sido distinto do estudo de emoção, porém as mais recentes pesquisas, usando a neurociência, têm mostrado caminhos com muita interação possível.

Um exemplo que se pode tirar de outros estudos é observar o quanto o medo aumenta as chances de vermos ameaças em tudo, e de como humores positivos ou negativos abrem portas diferentes à nossa frente. A percepção é sistematicamente envolvida para contribuir na realização de um objetivo e o nível de emoção existente pode alterar essa percepção, e então levar a escolhas melhores ou piores, com mais ou menos riscos.

Enfim, este artigo quer estimular o Coach a entender que, em seu trabalho com lideranças e /ou empregados de uma organização, vale ficar atento à capacidade de percepção emocional dos envolvidos. Isso pode abrir mais e melhores canais de comunicação, empatia e engajamento para a consecução dos objetivos do processo que vai começar (e que vale para aqueles já em andamento).







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.