Você usa sua Inteligência Social?

Publicado em 16 de setembro de 2014

Há um poeta chamado John Donne e em seu poema “Por que os sinos dobram?” usa a seguinte frase: Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme”. Estudos recentes da Neurociência descobriram que esta afirmação tem muito sentido e saber um pouco sobre isso pode lhe ajudar a ter mais sucesso na sua carreira.

Os cientistas identificaram uma área em nosso cérebro responsável pelo que eles chamaram de Cérebro Social. Trata-se de uma área repleta de neurônios-espelho, uma região com um grande número de circuitos projetados para nos harmonizarmos e interagirmos com o cérebro da outra pessoa. São neurônios que, em um momento de interação, copiam em nossos cérebros exatamente as mesmas impressões que ocorrem no cérebro da outra pessoa.  Isso mesmo, eles conseguiram isolar esta área no cérebro e monitorá-la enquanto as pessoas interagem e o que ocorre lá é exatamente igual na cabeça de duas pessoas em interação. Isso vale também para grupos.

Você já percebeu como as emoções são às vezes contagiosas? Quando encontra uma pessoa negativa acaba sentindo aquela negatividade e quando encontra alguém de bem com a vida, sente-se bem também. Isso tem relação com o funcionamento do Cérebro Social. Trata-se da mesma área usada para a prática da empatia e também por criar conexões fortes entre as pessoas. É uma área que literalmente foi feita para criar conexão cérebro a cérebro. No Coach chamamos esta conexão de Rapport.

Agora vou lhe dar algumas sugestões para você potencializar ao máximo o seu Cérebro Social, de modo que possa conectar-se profundamente com as pessoas para construir interações de qualidade, compreendendo melhor o outro e o ajudando a compreender melhor você. Para potencializar esta conexão, há basicamente 3 ingredientes:

Primeiro, prestar atenção. Isso não é banal, normalmente quando conversamos, ficamos pensando na resposta que iremos dar antes da outra pessoa concluir o que está falando. Abandonar este hábito e prestar atenção sincera amplia a conexão cérebro a cérebro.

Segundo, criar uma sincronia não verbal. Olhar nos olhos, ficar de frente, colocar o seu corpo em atenção ao corpo do outro. Duas pessoas quando estão conectadas acabam criando um sincronismo entre os corpos, que flui naturalmente. Não force nada, apenas coloque-se de frente a outra pessoa e lhe dê atenção.

Terceiro, fortaleça a empatia, enxergue no outro a intenção positiva por trás daquilo que ela diz. Veja o outro como alguém digno de seu respeito e carinho. Ainda que discorde das ideias, busque a intenção positiva por trás das palavras, aprenda a discordar da ideia e do ponto de vista do outro, sem ofender-se com o outro.

Colocar-se em Rapport com o outro, em uma conexão sincera e produtiva é uma habilidade natural do ser humano. Você veio com este dispositivo, ele está no seu cérebro e se chama Cérebro Social, então use-o com sabedoria e saberá lidar melhor com as pessoas, aumentando seus resultados e tendo mais sucesso em sua vida.

Abraços,

César Santiago







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.