VUCA, o que essa expressão muda na sua vida!

Publicado em 25 de setembro de 2018

Amigos da Cloud Coaching, conforme comentei anteriormente, eis que inicio uma nova etapa de minhas postagens aqui nesta página. Continuo a contribuir com o Espaço do Coach e ainda disponibilizei meu acervo digital Dimensões do Sucesso. Mas venho aqui iniciar uma nova linha de abordagem que, tenho certeza, será do mais alto interesse e proveito de vocês leitores. Usando como referência o que há de mais novo e instigante no contexto do ambiente das empresas e do desenvolvimento das pessoas, nasce agora O mundo VUCA do Coaching.

Há pouco mais de três anos, os professores americanos Nathan Bennet e James Lemoine, da Georgia State University e da Georgia Institute of Technology (respectivamente), publicaram excelente artigo na Business Horizon com o título “What a difference a word makes: Understanding threats to performance in a VUCA world”. Ou seja, a expressão VUCA, que nasceu no meio militar dos EUA, na década de 90, passou a ser vista como nova palavra do vocabulário a ocupar espaços na vida das empresas e organizações. Mas o que é VUCA?

Os autores explicam que VUCA é um acrônimo que, em inglês, refere-se às palavras volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Vale acrescentar que essas palavras têm sido usadas variadamente para descrever um ambiente que confunde demais os profissionais, em geral. Em um mundo VUCA, segundo hoje entendem estudiosos de todos os níveis, as atividades centrais e essenciais para impulsionar o desempenho organizacional – como o planejamento estratégico – são vistas como meros exercícios de futilidade. Ou seja, no mundo VUCA são inúteis quaisquer esforços para avaliar o futuro e planejar respostas com segurança.

Quando as líderanças ficam com pouco a fazer além de ficarem na torcida para acertarem suas previsões, o desempenho organizacional rapidamente cairá em risco. É muito simples demonstrar que, ao negligenciar aspectos importantes nas condições afins com conceitos de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, seremos apenas líderes descapacitados. O que remete à urgente necessidade de que as lideranças no mundo VUCA possam identificar as situações mais desafiadoras e, rapidamente, saibam alocar adequadamente recursos escassos para preservar e, se possível, melhorar o desempenho organizacional.

Nos dias atuais, há amplo consenso de que a globalização e a era digital criaram oportunidades por um lado, mas trouxeram muitas ameaças por outro lado. A teimosa recessão global enfraqueceu repetidas explosões de otimismo quanto ao retorno a um caminho de prosperidade. Basta mergulhar no desafio de digerir os avanços tecnológicos que impactam o ambiente de negócios, bem como das mudanças demográficas na força de trabalho, e não há dúvida de que as lideranças estão ficando desnorteadas. Reconhecer e abordar os inúmeros fatores que podem ameaçar o desempenho organizacional fica crescentemente complicado e difícil.

Então, o que os líderes devem fazer para preservar e melhorar o desempenho de suas empresas? A consolação pode ser encontrada na medida em que todos nós estamos participando deste mundo VUCA, em que se deve construir a capacidade de linguagem e uso de palavras poderosas, cuidadosamente aplicadas. E embora as combinações de elementos VUCA sejam em si mesmas ampliadoras da complexidade, os líderes precisam trabalhar arduamente para desenvolver essa realidade VUCA como nova disciplina de estudo, em que o desempenho organizacional não pode ser preservado, muito menos aprimorado, se os recursos finitos disponíveis forem mal apropriados.

Nesse contexto VUCA, que será a referência maior de nossas futuras postagens, entra como um verdadeiro ícone o Coaching (e aqui quero agregar também a Mentoria). É fundamental estimular os profissionais de Coaching e de Mentoria a melhor interpretarem as reações da natureza humana em relação ao mundo VUCA, criando habilidades e competências para marcarem presença nesse ambiente tempestuoso. Isso, por sua vez,  capacitará esses profissionais a serem colaboradores eficazes para os clientes, enquanto estes se esforçam para liderar com sucesso suas próprias vidas, bem como suas equipes e/ou organizações.

Finalizando, no mundo VUCA precisamos todos nós saber aproveitar as riquezas encontradas dentro de nós e, com isso, sermos capazes de conduzir a prática do Coaching ou Mentoria de forma sutil, poderosa e madura.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.