Sabe aquela pessoa que consegue tudo o que quer? Aquele que é promovido, aquele que conquista as melhores oportunidades? Aquele que sempre é chamado para as melhores atividades? Enfim, aquele que todos chamam também de sortudo ou de “baba ovo“? Pois bem, a questão que quero trazer hoje é sobre o perfil dessas pessoas, o que elas fazem para serem persuasivas e como usar essa habilidade sem ser o chato, o entrão, o bonzinho, o interesseiro ou o oportunista.
Pessoas persuasivas têm uma incrível capacidade de levar você a pensar da maneira que ela deseja. Pois bem, vamos a 10 dicas para usar caso você precise ser também persuasivo.
1) Começo afirmando que a arma secreta é a simpatia:
A maioria das pessoas decide se gosta ou não de você no primeiro minuto, na hora que te conhece. As pessoas, portanto, vão passar o resto da conversa justificando mentalmente a reação inicial. Isto pode parecer assustador, mas por saber disso, você pode aproveitar para fazer enormes ganhos de sua simpatia e capacidade de persuadir. As primeiras impressões estão intimamente ligadas à linguagem corporal positiva. Postura forte, um aperto de mão firme, um sorriso e abrindo seus braços para a pessoa que você está falando, as primeiras palavras, isso vai ajudar a garantir que sua primeira impressão é positiva.
2) Conheça seu público:
Pessoas persuasivas devem conhecer muito bem seu público alvo, cada tribo ou grupo, tem que procurar falar a língua deles de forma diferente e direcionada para o público, seja ele pequeno ou grande. Chamar pra si uma responsabilidade de explicar um assunto, de ensinar, de compartilhar, de ser disponível ou se colocar à disposição para fazer algumas coisas pelos outros.
3) Tenha sutileza e seja gentil:
Uma vez que você posiciona seu ponto de vista sem ser arrogante, as pessoas são muito mais propensas a aceitar o que você tem a dizer, uma vez que existe um senso de que tipo de pessoa você é. A chave aqui é a sutileza e a gentileza, a pessoa com quem está falando é uma pessoa, não um adversário ou um alvo. Não importa o quão convincente é o seu argumento, se você não conseguir se conectar em um nível pessoal de agradabilidade, as pessoas vão duvidar de que você quer dizer.
4) Seja assertivo e confiante:
Pessoas persuasivas estabelecem as suas ideias pontuando de forma assertiva e confiante, sem serem agressivas ou insistentes. Pessoas insistentes, metidos a inteligentes e sabidões, são evitadas e seus argumentos bloqueados de alguma forma. A abordagem cara a cara, por exemplo, começa no mesmo ritmo do interlocutor, em pouco tempo você estará ditando a velocidade, quem sabe correndo. Pessoas persuasivas não pedem, deixam entender, elas não discutem com veemência a sua posição, porque elas sabem que a sutileza é o que vai ganhar a pessoa na sequência.
5) Recue para avançar:
Se você tiver que usar um tom mais agressivo, se concentre na educação, nos gestos pensados, na respiração e na sua confiança. Não se torne por isso um impaciente, duro, grosseiro ou excessivamente persistente, se a sua ideia for a única realmente boa ou o único caminho, as pessoas em algum momento, vão captar seu ponto de vista, basta dar espaço e tempo para isso. Mas atenção, quando você está tentando ser persuasivo, não há espaço para “eu acho” ou “é possível que isso”. Quem acha não tem certeza de nada! Pessoas persuasivas nunca querem vencer apenas uma batalha, querem ganhar a guerra. Portanto, elas sabem quando recuar, quando fazer sacrifícios, quando agir e quando avançar.
6) Se preocupe com a postura corporal:
Torne conscientes seus gestos, as suas expressões e seu tom de voz, se fizer isso de maneira concatenada e certa, você irá envolver as pessoas e ampliar seus argumentos. Usando um tom entusiasmado, descruzando os braços, mantendo contato com os olhos, e inclinando-se para a pessoa que está falando, são algumas das formas que usam para atrair os outros através da linguagem positiva. Sua postura corporal vai envolver o seu público e convencê-lo de que o que você está dizendo é válido. Quando se trata de persuasão, como você diz algo, pode ser mais importante do que você diz.
7) Seja honesto:
Ser original e honesto é essencial para ser persuasivo. Ninguém gosta de um falso. As pessoas gostam de se relacionar com aqueles que são genuínos, porque eles passam a sensação de confiança. É difícil acreditar em alguém quando você não sabe quem eles realmente são ou o que eles realmente sentem. Pessoas persuasivas sabem quem elas são. Elas são confiantes o suficiente para se sentirem confortáveis em sua própria pele. Ao concentrar no que desejam e o que faz de você feliz como indivíduo, você se torna uma pessoa muito mais interessante e convincente do que se você tentar conquistar as pessoas, tentando ser a pessoa que eles querem que você seja.
8) Faça concessões:
Fazer concessões é também uma estratégia. Uma tática extremamente poderosa de persuasão é conceder um ponto. Admita que o seu argumento possa se sujeitar a melhorias, que não é perfeito. Isso mostra que você tem a mente aberta e disposta a fazer os ajustes, em vez do teimoso que tem que aderir à sua causa. Você quer que seu público saiba que você tem seus melhores interesses no coração, tente usar afirmações como: “eu entendo” ou “Isso faz sentido.” Isso mostra que você está ouvindo o que eles estão dizendo, e que você não vai simplesmente forçar suas ideias sobre eles. Pessoas persuasivas permitem aos outros o direito às suas opiniões e eles tratam essas opiniões como opções que podem ser válidas. Elas fazem isso porque mostram o respeito, o que faz com que a outra pessoa fique mais propensa a considerar o seu ponto de vista.
9) Ouça as pessoas:
As pessoas gostam de saber que estão sendo ouvidas e algo tão simples como pedir um esclarecimento sobre um ponto, não só mostra que você está ouvindo, mas também que se preocupa com o que elas estão dizendo. Você ficará surpreso com a quantidade de respeito e apreço que você ganha fazendo apenas algumas perguntas.
10) Use recursos visuais:
Outro ponto importante são recursos visuais. As pessoas estão muito mais propensas a ser persuadidas por aquilo que tem algo escrito ou desenhado, que trazem o argumento à vida. Pode ser um rabiscado em um guardanapo, desenhado em um quadro ou pode ser em um Powerpoint, enfim. Pessoas persuasivas capitalizam muito quando usam exemplos e a imaginação visual. Se não tiver imagens reais, basta contar casos reais que possam inspirar. Boas histórias verdadeiras criam imagens na mente dos destinatários que são fáceis de se relacionar e difícil de esquecer.
Pois bem, pessoas persuasivas são hábeis e dependem e usam fortemente a inteligência emocional para trazer as pessoas para o seu modo de pensar. Então é esse um caminho para ingressar neste seleto grupo de pessoas que conseguem o que precisam ou desejam. Experimente!
Participe da Conversa