12 Dicas para uma Vida Sustentável (parte I de II)
A capacidade de sustentar uma carreira profissional, os relacionamentos com outras pessoas e a própria saúde está diretamente relacionada ao grau de congruência que uma pessoa vive com quem ela é, na sua essência, e ao respeito e consideração que possui com os outros, a sociedade e a natureza.
O autoconhecimento é o início para quem busca uma vida que seja sustentável ao longo do tempo. Todos nós nascemos para ocupar um determinado lugar neste mundo. Temos uma missão, a qual é reflexo de quem somos e que irá demandar assim os talentos que temos. Para o ser humano atingir uma relação saudável com o seu entorno, inicialmente ele precisa estar em harmonia e paz consigo mesmo. Primeiramente ele com ele, depois ele com os outros e, por último, vem a harmonia dele com o mundo.
A seguir temos doze dicas para que uma pessoa tenha uma vida com mais significado e que seja mais gratificante, com saúde, relacionamentos de qualidade, satisfação profissional e equilíbrio com a casa de todos, o nosso planeta.
1. SAIBA QUEM VOCÊ É
Um dos passos mais importantes para a construção de uma grande obra é saber quais são os recursos disponíveis e quais precisarão ser adquiridos ou desenvolvidos. Então eu pergunto: qual obra seria mais importante do que a nossa própria vida? Investir o quanto antes e não parar, em autoconhecimento, é desvendar qual obra nascemos para realizar.
2. VALORIZE QUEM VOCÊ É
O valor de uma pedra rara possui forte relação com a sua singularidade. Cada um de nós é singular, não há outra pessoa igual no planeta. Outros fatores influenciam para que o valor de uma pedra preciosa aumente, um destes critérios é a pureza interna e externa. Querer ser uma melhor pessoa, tornando-se ciente das próprias “impurezas”, sejam internas ou externas, e trabalhar para eliminá-las ou, ao menos, minimizá-las, irá aumentar o seu valor. A qualidade da lapidação também influencia o valor; em nosso caso, seria o quanto que investimos em nosso próprio desenvolvimento, ou lapidação.
3. USUFRUA DE SAÚDE MENTAL, FÍSICA E ESPIRITUAL
Nutrir constantemente o seu corpo, a sua mente e o seu espírito com o que existe de melhor e mais adequado à sua personalidade e história de vida irá fortalecer você para se tornar protagonista da sua vida e estar em equilíbrio com a sociedade, as pessoas com quem convive e, principalmente, você mesmo.
4. APRENDA CONTINUAMENTE
A recomendação para uma vida sustentável é nunca parar de aprender. Conhecer assuntos novos, ser receptivo a novas formas de fazer as coisas ou então de pensar. Ler um livro sobre como tocar violão, por exemplo, não significa que a pessoa aprendeu a tocá-lo, apenas que possui conhecimento a respeito. Importante: essa pessoa saberá se aprendeu a tocar quando aplicar na prática os conceitos aprendidos e, de fato, ter um resultado positivo.
5. CLARIFIQUE E HARMONIZE OS SEUS PAPÉIS
Os seus níveis de energia, engajamento e compromisso a partir do momento em que acorda estarão estreitamente relacionados à clareza que você possui a respeito dos seus papéis na sua vida, bem como com a ausência de conflitos entre eles. Cada um de nós possui uma quantidade de papéis maior do que provavelmente imagina, que podem ser, por exemplo, na família, com amigos, clube esportivo, clube social, condomínio onde mora, carreira profissional, etc.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre dicas para uma vida sustentável? Então, leia a parte II na próxima edição. Espero por você!
Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br
Confira também: NOVOS HÁBITOS: Da CLT para a CONSULTORIA
Participe da Conversa