20 Reflexões do Prof. Karnal sobre Ética
Acessar as aulas do professor sobre o universo da ética, é uma experiência enriquecedora. Enorme bibliografia nos vai sendo oferecida e o olhar em uma perspectiva de esperança.
O professor Karnal nos adverte em suas exposições: o veneno para a ética é a vaidade pessoal ou do cargo corporativo. E também acrescenta:
A ética…
- É um questionar da reflexão humana;
- Questiona a moral, o caráter e os nossos posicionamentos;
- Vem pelo hábito e não pela nossa hereditariedade;
- Necessita ser ensinada para filhos, alunos, funcionários e diretores de organizações;
- Necessita ser, continuamente, ensinada na organização. Quando omitida ou relegada, mais antiéticos serão os funcionários e diretores;
- Questiona o falacioso argumento: Isso aqui é uma organização e tem ética própria;
- Pode ser aperfeiçoada por meio de treinos nos diversos níveis hierárquicos;
- Muda e se torna mais consolidada, quando a pessoa muda;
- É a busca da justiça, da igualdade e da transparência;
- Não pactua com a covardia da omissão;
- Se opõe às mentiras que justificam a condição de impostor;
- Se contrasta com a vaidade de dizer “somos éticos”;
- Rejeita atitudes que aniquilam questionamentos de planos engendrados;
- Traz amigos, a conduta antiética arrebanha cúmplices;
- Não tem medo de delações premiadas;
- Não luta pela causa pessoal ou do grupo, mas pelas causas da sociedade;
- Se demonstra com atitudes, pílulas de ética nas redes sociais são mais meios e maquinações antiéticas;
- Permite que opostos se encontrem;
- Não admite que o privado se confunda com o que é da sociedade;
- Não se harmoniza com interpretações da Norma, para as quais a organização está aí “para Me servir”;
O professor conclui:
“Embora a ética seja um exercício árduo em nossa sociedade competitiva e consumista, ela torna a vida mais fácil, agradável e mais leve.”
Para mim, o desafio de pensar, a partir destes argumentos, é um desafio constante na resiliência científica.
E para você? Sua organização ou empresa, se posiciona apenas com uma imagem construída a partir de ações de MKT Digital para emplacar a Marca? Ou, verdadeiramente, tem a ética como um meio real de transformação e geração de valor na sociedade de fato?
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
George Barbosa
http://sobrare.com.br/
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