3 Chaves Importantes para Ser um Líder Autêntico
Ignorar uma dessas chaves é o mesmo que emperrar a porta da autenticidade. Então, se você quer ser um líder autêntico, fica comigo nesta jornada.
A primeira chave para ser um Líder Autêntico é o AUTOCONHECIMENTO.
Eu considero esta como uma chave mestra e ela, de fato, abre portas inimagináveis.
Sem autoconhecimento não é possível acessar nossa autenticidade e muito menos vivê-la. Para falar sobre essa porta eu quero usar a metáfora da ponte.
Como seria possível construir uma ponte sem um projeto detalhado? A ponte é uma das construções mais importantes da Engenharia Civil e é criada para interligar pontos inacessíveis, permitindo a passagem de pessoas e veículos automotivos.
Em nossa jornada, o autoconhecimento é essa ponte que nos ajuda a conectar com os pontos desconhecidos que existem em nós e que para se tornar acessíveis precisam ser desvendados. O autoconhecimento é a ponte que permite esse acesso.
Uma vez que buscamos autoconhecimento, percebemos que quanto mais evoluímos para dentro de nós, outras portas começam a surgir. Arriscar-nos a atravessar essas portas é uma escolha sábia que nos leva a descobertas importantes, mesmo que muitas delas possam ser desconfortáveis, mas no fundo, é a habilidade de aprender a nos conhecer que nos alinha a uma vida autêntica.
Assim como uma ponte é uma verdadeira obra de arte, também somos nós, uma obra perfeita exatamente como somos.
Em relação a ponte é necessário avaliar todas as características do local a fim de definir a melhor opção a ser implantada, bem como executar o projeto dentro das normas e padrões de qualidade. Em relação à nossa ponte do autoconhecimento não é muito diferente, precisamos conhecer as nossas características internas a fim de definir as nossas melhores escolhas e os caminhos a seguir.
Quanto mais nos conhecemos, mais temos a nos conhecer, quanto mais pontes atravessamos, mais pontes surgem pelo caminho e a cada vez que nos desafiamos atravessar, algo maravilhoso acontece. A beleza maior da vida é enxergar essa magia que há na coragem de desvendar a nós mesmos.
A segunda chave da autenticidade é a AUTOLIDERANÇA
Tão importante quanto a primeira, ela abre a porta do protagonismo. Para ser protagonista esses 3 pilares são importantes:
1) Autorresponsabilidade
Nada pode ser pior do que ficar procurando culpados, se vitimando diante de circunstâncias e fatos.
2) A coragem de ser você
Você é a pessoa com quem mais conviveu e conviverá até o fim dos seus dias, portanto, se você não for você, ninguém o será em seu lugar.
3) Disciplina
A falta de disciplina é como a falta de combustível em um carro potente, não adianta essa potência se ele não pode sair do lugar. Pense na disciplina como escolhas conscientes para os rituais que transformam.
A terceira chave da autenticidade é a CONVICÇÃO
Convicção vem do latim e quer dizer “ação de convencer, de estar convencido”.
É uma crença ou opinião firme a respeito de algo, que podemos também chamar de fé. A fé a qual eu me refiro, trata-se de acreditar, primeiramente em si mesmo, em sua capacidade de aprender e evoluir. Uma pessoa autêntica vive em constante evolução; a estagnação nos tira a autenticidade.
Considerando que essas três chaves nos alinham com a nossa autenticidade, eu finalizo aqui com a inspiração desses seres autênticos que muito nos ensinam.
Autoconhecimento:
Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta. (Carl Gustav Jung)
Autoliderança:
Não é o que fazemos de vez em uando que molda nossa vida, e sim o que fazemos sistematicamente. (Anthony Robbins)
Convicção:
Estou convencido das minhas próprias limitações – e esta convicção é minha força. (Mahatma Gandhi)
Eu te desejo uma vida autêntica.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as chaves importantes para ser um líder autêntico? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um forte abraço e até o próximo artigo!
Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/
Confira também: A resposta que você busca pode estar nos pequenos sinais à sua volta
Participe da Conversa